TV GC

Nova frente fria traz mais chuva a Santa Catarina

Há riscos de alagamentos e deslizamentos pelo Estado

Geral - 19/10/2015 08:47
Prevista para terça ou quarta-feira, a chegada de uma nova frente fria trará mais chuva para Santa Catarina, além de descargas elétricas, o que mantém a condição de alerta e monitoramento para a semana.

A cheia de rios preocupa, principalmente em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, onde havia neste domingo mais de 260 pessoas desabrigadas. Outro receio é de deslizamentos em razão do solo estar encharcado.

O alento desde sexta-feira com a alternância entre sol e nebulosidade, principalmente na Grande Florianópolis, deve durar pouco. Vinda do Rio Grande do Sul, a frente fria deve ocasionar novamente períodos chuvosos.

Segundo a meteorologista da Epagri-Ciram, Marilene de Lima, na terça pode chover até 30 milímetros, aumentando para até 50 milímetros na quarta e quinta-feira.

— Ainda é cedo para se ter um indicativo do impacto que a nova chuva vai causar, mas exige muito cuidado porque viemos de um período de chuva com mais intensidade — ressalta.

A previsão da Epagri-Ciram indica que as pancadas de chuva devem começar no fim da tarde de amanhã, especialmente na divisa com o Rio Grande do Sul, se intensificando à noite do mesmo dia.

Esse quadro poderá permanecer até quinta e a melhoria é prevista apenas na sexta-feira ou sábado.

"Nível dos rios está alto"

O gerente de monitoramento e alerta da Defesa Civil, Frederico Rudorff, diz que a preocupação de alagamentos e inundações existe com chegada da nova frente fria em regiões como Alto Vale e planaltos Norte e Sul, onde o nível dos rios está alto.

— A nossa previsão é que ela chegue na quarta-feira e nos causa bastante preocupação porque o nível dos rios está bem alto. Já temos, por exemplo, cota de emergência — quando há transbordamento de rio — em Rio do Sul, Taió e Laurentino — pontua Rudorff, informando que o acumulado de chuva em três dias (quarta e sexta) poderá chegar a 100 milímetros, quantidade considerada elevada.

Segundo Rudorff, o dia mais crítico será quinta-feira, quando a frente fria estará operando em todo o Estado.

Levantamento de domingo da Defesa Civil apontava 58 municípios com danos causados pelo tempo que castiga Santa Catarina desde o dia 8 deste mês.

RIO DO SUL

Ao menos 262 pessoas continuavam sem poder voltar para casa por conta dos alagamentos em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí.

Embora a chuva tenha parado, as regiões mais baixas da cidade seguiam com ruas debaixo d'água domingo, segundo a Defesa Civil do município.

Seis abrigos, nos bairros Progresso, Bela Aliança, Taboão, Barragem e Santa Rita, na tarde de domingo, abrigavam 77 famílias.

O nível do Rio Itajaí-Açu em Rio do Sul estava estabilizado em 7,74m no domingo.

A barragem de Taió operava com seis das sete comportas abertas e a de Ituporanga totalmente aberta, o que seguia trazendo água para o Alto Vale.

A Defesa Civil ainda trabalha em estado de atenção, com uma margem de segurança de 9,5m no nível do rio.

*Colaborou Lucas Paraizo

Previsão para os próximos dias

Segunda:

Presença de sol com mais nuvens do planalto ao litoral e parcialmente nublado nas outras regiões.

Terça:

Pancadas de chuva com descarga elétrica a partir da tarde, devido a aproximação de uma nova frente fria.

Quarta (21/10) e quinta-feira (22/10)

Céu encoberto com chuva e descarga elétrica em todas as regiões devido a frente fria.




Fonte: Diário Catarinense
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.