TV GC

Mauro Mariani é eleito por unanimidade presidente estadual do PMDB

Mauro Mariani é eleito por unanimidade presidente estadual do PMDB

Politica - 19/10/2015 08:53

De forma unanime os mais de 400 delegados que votaram na convenção estadual do PMDB catarinense, neste domingo (18), no Auditório Antonieta de Barros, em Florianópolis, homologaram a chapa única do novo diretório do partido. Com a votação, o deputado federal Mauro Mariani tornou-se o novo presidente da sigla, assumindo o mandato de dois anos com o compromisso de reconectar o partido com a sociedade catarinense. A convenção contou com a participação de cerca de 2 mil peemedebistas. “Por muitos anos sonhei  com esta missão partidária, conquistada hoje fruto dos gestos de todos os líderes. Sacramentamos a unidade e a nossa missão agora é reconectar o partido com a sociedade”, ressaltou.

O novo presidente agradeceu especialmente ao vice-governador Eduardo Pinho Moreira e ao deputado Valdir Cobalchini, pelo trabalho realizado à frente do PMDB, afirmou também que o partido em nível estadual vive hoje o seu melhor momento, quando “mesmo diante do crítico cenário da política nacional, filia mais de 15 mil novos peemedebistas”. Fez um comparativo do cenário político nacional com a crise vivida na Itália na década de 90, quando os principais partidos se acabaram, chamando a atenção para a importância de ouvir o povo brasileiro.

Após ser aclamado por muitos companheiros como o futuro candidato ao Governo, o presidente pediu cautela e foco em 2016. Disse que o momento é de fortalecer o partido para a eleição municipal e que a única certeza é que a sigla terá candidato próprio em 2018. “Se para ganhar a eleição, tiver que ser outro companheiro o candidato, eu serei o primeiro a apoiá-lo. Não vamos antecipar o debate, vamos construir agora um partido ainda mais forte”, disse.

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira entregou a presidência partidária anunciando a nova executiva, que terá como primeiro vice-presidente o deputado Valdir Cobalchini. No seu pronunciamento, fez um relato das tradições históricas do PMDB, dos embates e da conversa que teve com o senador Luiz Henrique, na noite anterior ao seu falecimento. “Hoje registramos uma página importante na continuidade administrativa e política de Santa Catarina. Eu fico muito feliz de poder entregar, junto com toda a executiva, o partido com o melhor desempenho de todos os PMDB´s do Brasil. Há dois anos, eu e o Mauro disputamos internamente, eu ganhei e ele ficou. Agora ele será o próximo presidente do partido e governador de Santa Catarina. É esse o sentimento de unidade que guia todos nós”, garantiu.

RESOLUÇÃO DE CANDIDATURA PRÓPRIA - O presidente em exercício da sigla e agora primeiro vice-presidente do PMDB catarinense, deputado Valdir Cobalchini, fez um discurso emocionado sobre a missão que cumpriu na frente do partido, percorrendo todos os finais de semana mais de 240 municípios e realizando a Jornada da Unidade. Garantiu que vai seguir trabalhando na caminhada de fortalecimento para 2016/2018, sem descanso e com a mesma motivação, ao lado de Mauro Mariani.

Como último ato no comando peemedebista, Cobalchini pediu a aprovação da resolução partidária que define a candidatura própria em 2018 como irreversível. Todos os presentes levantaram a mão e ficaram em pé em sinal da aprovação do texto. “Para nós isso já é fato há tempo, mas agora fica o registro que determina a posição partidária”, garantiu.

Ainda, destacou a força e unidade. “Se o PMDB é forte como é, nós devemos isso aos peemedebistas dos 295 municípios, a nossa base espalhada por toda Santa Carina. Nós cumprimos a meta que nós definimos junto com todos os líderes, e hoje sacramentamos a unidade”.

Cinquentenário e homenagens –  Ao lado do senador Casildo Maldaner, coordenador do projeto do cinquentenário do PMDB, Cobalchini apresentou um clip institucional da campanha peemedebista, rumo aos 50 anos, que serão comemorados em abril de 2016. “O PMDB tem passado, presente e principalmente futuro de novas conquistas”, disse emocionado o senador Casildo Maldaner.

Durante a convenção, os peemedebistas prestaram homenagens aos ex-governadores Casildo Maldaner, Paulo Afonso e Luiz Henrique (in memoriam) e ao vice-governador Eduardo Pinho Moreira. O deputado Valdir Cobalchini, na condição de presidente em exercício, também recebeu uma homenagem pela “construção da unidade partidária”, do Diretório Estadual.

Também fizeram uso da palavra o senador Dário Berger, o ex-governadore Paulo Afonso, o deputado federal Valdir Colatto, em nome da bancada federal, o deputado Antônio Aguiar, em nome da bancada estadual, a presidente do PMDB Mulher, Ada De Luca e o presidente da JPMDB, Daniel Hostin.

 Dos 531 delegados, foram contabilizados 403 votos, todos favoráveis a homologação da chapa única Luiz Henrique da Silveira. 

FRASES

MAURO MARIANI

“Agradeço especialmente o gesto praticado pelo deputado, Valdir Cobalchini, que fez um belo, grande e caloroso trabalho, tendo todas as credenciais para seguir capitaneando nosso partido, mas ele entendeu que esse gesto (de abrir mão da presidência), selaria e sacramentaria a unidade do PMDB”.

“Quero agradecer ao Eduardo. Muitas vezes estivemos em lados opostos da discussão partidária, mas nunca deixamos de reconhecer o grande trabalho que ele realizou à frente do PMDB. Nosso líder timoneiro que foi quem construiu esse consenso. Vamos trabalhar juntos para chegarmos ainda mais fortes a 2016”.

“Agradecer a nossa bancada estadual, aos amigos da bancada federal, a todos os prefeitos do nossos PMDB, vereadores e aos mais de 200 mil militantes do PMDB que de forma anônima muitas vezes, quando chega a hora da eleição empunham a bandeira de nosso partido e saem pedindo votos, tornando o PMDB o maior partido de Santa Catarina”.

“O momento político é muito grave, talvez alguns não pararam para pensar. Eu quero fazer um comparativo, com a Itália, que na década de 90 enfrentou uma grande crise política, quando foi realizada a operação Mãos Limpas. Foi um momento parecido com o que acontece aqui no Brasil. Aquela operação teve um impacto muito forte nos partidos políticos, lá os quatro principais partidos foram barridos do mapa, depois da operação. O nosso PMDB tem que se reconectar com a sociedade, saber traduzir o exato sentido do povo brasileiro, ou nós pagaremos o preço e nós não temos esse direito. PMDB é o partido da transformação política do Brasil”.

EDUARDO MOREIRA

“Nós hipotecamos apoio irrestrito à bancada federal, porque nós também não concordamos com esse balcão de negócio que se tornou a sigla em nível nacional. Nós somos diferentes, nós podemos andar de cabeça erguida, com orgulho de nossa história passada e recente”.

 “Sou muito grato a vocês que se dedicam todos os dias a nosso partido, em seus municípios e cito o exemplo do senador Casildo Maldaner, que aos 73 anos, sem cargo, nem mandato, está em todos os eventos do PMDB. Onde eu olho, ele está presente. Nós não podemos desistir nunca. Ele é nosso exemplo”.

“Fiz uma viagem solitária, sai fora do Brasil, para pensar, e eu voltei no dia 9 de maio.  Por um chamado premonitório, voltei. E na noite desse dia eu fui me encontrar com o Luiz Henrique. Durante horas nos conversamos sobre o futuro de SC, analisamos fatos, nomes e ele falou dessa unidade que hoje conquistamos”.

“Com Luiz Henrique, que renunciou à prefeitura de Joinville para com 6% nas pesquisas ter coragem de lutar por Santa Catarina, implantamos uma proposta revolucionária, administrando de frente cada recanto e canto de Santa Catarina, a Descentralização. Projeto vitorioso em 2002, 2006, 2010, 2014 e que será novamente vitorioso em 2018".

COMISSÃO EXECUTIVA ESTADUAL DO PMDB/SC

18/10/2015 – 18/10/2017
 

Mauro Mariani

Presidente

Valdir Cobalchini

1ºvice-presidente

Dário Berger

2ºvice-presidente

 

Dirce Heiderscheidt

3ªvice-presidente

 

Luiz Fernando Cardoso

Secretário Geral 

Adelcio Machado dos Santos

Secretário Adjunto

Valter Gallina

1º Tesoureiro 

Mauro De Nadal

2º Tesoureiro

Eduardo Pinho Moreira

1º vogal 

Paulo Afonso Vieira

2º vogal

Celso Maldaner

3º vogal

Rogério Peninha Mendonça

4º vogal

Senador Casildo Maldaner

Presidente de honra do PMDB/SC.

Suplentes

Manoel Mota

Valdir Colatto

Ari Vequi

Milton Martini

 

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.