TV GC

Professores dão dicas sobre estudo nos dias que antecedem o Enem

EXAME As provas do Enem serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. O exame tem 7,7 milhões de inscritos

Geral - 23/10/2015 15:03 (atualizado em 23/10/2015 15:03)
ESTADO - Os dias que antecedem a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são de ansiedade para muitos candidatos e também de dúvida sobre o que fazer nos momentos finais. O melhor é estudar até o último minuto, ou descansar para evitar estresse no dia da prova? E como lidar com o cansaço durante o exame? Professores ouvidos pela Agência Brasil dão dicas sobre estudo e descanso nesta reta final e orientações para os dias das provas. 
Neste fim de semana, nos dias 24 e 25, estudantes de todo o país farão as provas do Enem. Mais de 7,7 milhões de candidatos se inscreveram.  O professor de química Paulo Santos ressalta que agora não é hora de aprender novos conteúdos, mas sim de revisar aquilo que já se domina. "Neste momento, o estudante tem que priorizar aquilo que tem algum tipo de domínio e fazer aquele ajuste final", orienta ele, que leciona num cursinho preparatório para o Enem e o Programa de Avaliação Seriada (PAS), em Brasília.
Além da revisão, a dica de Santos é que os alunos resolvam provas de anos anteriores como forma de treino, pois muitos temas são recorrentes. "É a melhor estratégia de todas. O aluno vai se habituando à linguagem e vai aprendendo os processos cognitivos que o Enem desenvolve dentro daquele assunto", disse. Ele lembra também outros aspectos que os estudantes podem encontrar na prova de química. “Em química, aparecem muitas questões sobre equilíbrio químico, reconhecimento de funções orgânicas”. Santos destaca também que as questões sociais são bastante abordadas. “Até na ciência da natureza esse aspecto nunca é deixado de lado. A relação do homem com o meio, como pode modificar o seu meio em prol econômico, ambiental e social”, orienta.

REFAZER PROVAS
Coordenador de um curso pré-vestibular em Brasília, Paulo Perez concorda com a estratégia. “Fazer provas anteriores é o melhor caminho para a preparação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza todas as provas no site, com os gabaritos. O aluno pode fazer a prova e ver o que errou. Pode procurar, nesta última hora, caso um assunto se repita com frequência, ir atrás do assunto para treinar”, acrescenta.

LOCAIS PROVAS
Em nossa região os locais das provas são centralizados nos municípios de Palmitos e Maravilha. O qual no momento da inscrição o candidato escolhe o local. Em Palmitos, com 1.430 inscritos as provas serão aplicadas na E.E.B. Felisberto de Carvalho (em construção), no Centro Comunitário Evangélico (CCE), na E.E.B. Princesa Isabel, no Colégio Santa Rita e na Udesc. Já em Maravilha, com 1.920 inscritos as provas acontecem na E.E.B. João XXIII, E.E.B. Nossa Senhora da Salete e no Ceja.

 
BOX
SAIBA TUDO SOBRE O ENEM
1.     Os portões de acesso aos locais de prova abrem ao meio-dia e serão fechados às 13h (horário de Brasília). Recomenda-se chegar ao local com uma hora de antecedência. Quem mora em estados com outro fuso horário ou que não adotam o horário de verão devem ficar atentos. Outra dica é verificar, com antecedência, o local da prova.
2.     No primeiro dia serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e trinta minutos. No segundo dia, é a vez das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de cinco horas e trinta minutos.
3.    Neste ano o Inep não enviou pelos Correios o cartão de confirmação da inscrição. É através dele que o candidato fica sabendo em qual escola vai fazer o exame. O cartão terá que ser baixado ou consultado diretamente no site do Inep sobre o Enem. O documento traz o número da inscrição, a data, a hora e o local das provas, a indicação de atendimento diferenciado ou específico, a opção de língua estrangeira e o pedido de certificação do ensino médio.
4.     No dia das provas, leve caneta esferográfica de tinta preta fabricada com material transparente. O documento de identidade com foto é obrigatório para fazer o exame: carteira de identidade (da Secretaria de Segurança Pública, das Forças Armadas, da Polícia Militar ou da Polícia Federal); identidade expedida pelo Ministério da Justiça (para estrangeiros); carteiras expedidas por ordens ou conselhos de classes (validadas por lei); - carteira de trabalho; certificado de dispensa de incorporação ou certificado de reservista; passaporte; carteira nacional de habilitação.  
5.     Ao receber a prova, verifique se o caderno de questões e o cartão de respostas têm a mesma quantidade de itens e se não há defeito gráfico. É recomendado ler e conferir as informações no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação e na lista de presença.
 6.     Não é autorizado o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objeto com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas.
7.     O candidato também não poderá usar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses objetos, eles deverão ser colocados no porta-objetos.
8.     O aluno poderá deixar o local após duas horas do início da prova. O caderno de questões só poderá ser levado nos últimos 30 minutos antes do fim das provas. Caso descumpra qualquer dessas regras, o candidato será eliminado.
9.     Os resultados individuais serão disponibilizados no site http://sistemasespeciais.inep.gov.br/resultadosenem/, em data a ser divulgada. Para ter acesso a esses números, o candidato precisa informar o número de inscrição e senha ou CPF e senha.

Fonte: Agência Brasil
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.