TV GC

Dilair Menin participa do Diálogo Municipalista em busca de solução

SOLUÇÃO Em pauta estava o compromisso dos Entes Federados quanto ao financiamento da saúde, desafios da gestão municipal da educação, Lei de Responsabilidade Fiscal, incremento das receitas, entre outros

Geral - 23/10/2015 15:34
CAIBI – O presidente da Associação dos Municípios da Região de Entre Rios (Amerios) e prefeito de Caibi, Dilair Menin, participou entre os dias 13 e 14 de outubro, do Diálogo Municipalista. Esse evento é promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em parceria com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e Associação dos Municípios do Paraná (AMP). 
De acordo com Menin, diversos assuntos foram abordados durante o Diálogo Municipalista, entre eles, áreas da administração municipal, judicialização da saúde; objetivos de desenvolvimento sustentáveis; pacto federativo e recursos para o mandato atual; último ano de mandato e políticas públicas de desenvolvimento econômico; Financiamento da Saúde, compromisso dos Entes Federados; Iniciativas inovadoras na Gestão Municipal; Educação - Desafios da gestão da educação municipal; Finanças: Lei de Responsabilidade Fiscal e por último Marco das Organizações Não-Governamentais e Sistema de Convênios (Siconv) e Controladoria-Geral da União.
O prefeito analisa que somente nos nove primeiros meses desse ano, numa comparação com o ano passado, foram R$ 322 milhões a menos que entraram nos cofres públicos. Ele destaca que os gestores municipais precisam realizar e fazer, pois foram eleitos para isso, com muitas dificuldades financeiras.
Segundo Menin, o Diálogo Municipalista tem por objetivo trazer à luz a realidade vivida hoje pelos municípios com a crise financeira instalada no país e os motivos que levam diversas prefeituras a apertarem o cinto e ajustarem as contas. Durante o evento, os municipalistas apresentarão o pacote de proposições entregue ao Congresso Nacional durante a XVIII Marcha de Prefeitos a Brasília, em maio, para a reforma do Pacto Federativo. O documento traz possibilidades de divisão do bolo tributário de forma mais justa e igualitária para garantir recursos aos municípios.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.