TV GC

Três municípios do Oeste de SC podem receber radar meteorológico

Chapecó, Xaxim e Vargeão tiveram nove pontos pré-mapeados

Geral - 27/10/2015 08:27
Três municípios da região Oeste de Santa Catarina tiveram pontos pré-mapeados para instalação de um novo radar meteorológico nesta segunda-feira (26). Para a escolha, os especialistas consideraram o acesso aos locais, estradas, acesso de energia elétrica e possibilidade de instalação de fibra ótica.

Chapecó, Xaxim e Vargeão receberam técnicos da Defesa Civil catarinense, do Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), do Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar) e do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para uma vistoria de helicóptero em nove pontos dessas cidades.

Área indicada

“Há um ponto próximo ao aeroporto de Chapecó. É um terreno do município que tinha sido cedido para a Infraero e tem uma antena desativada e em fase de remoção. Ele possui infraestrutura técnica. Precisamos saber se este local pode receber o equipamento,” diz o secretário adjunto de Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli.

Esta área agora passa por uma análise de coordenadas. Moratelli acredita que até a próxima semana esse levantamento deve estar pronto.

“A fase seguinte é definir a altura da torre se vai ser 15, 20, 30 metros ou não haverá necessidade. Depois, poderemos pensar em licitar a torre e o radar, que poderão estar num pacote só,” assegurou.

Custos

O terreno considerado nessa primeira etapa tem cerca de 10 mil metros de área. O secretário adjunto, no entanto, ressalta a necessidade de mais dois pontos para instalação.

Para o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus o equipamento é importante para a região e para o serviço de meteorologia de Santa Catarina que terá mais uma ferramenta à disposição.

“O governador autorizou nossa busca para custeio desse equipamento, pois o Estado tem grande necessidade de monitorar essa área ainda descoberta,” destacou.

A previsão é que o aparelho funcione a partir do segundo semestre de 2016. Ano que vem também está prevista a finalização das obras do Centro de Monitoramento e Alerta do Estado, em construção na capital catarinense.



Fonte: G1/SC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.