TV GC

Eskudlark propõe PEC pelo fim da aposentadoria especial para ex-governadores

Eskudlark propõe PEC pelo fim da aposentadoria especial para ex-governadores

POLITICA - 15/01/2016 11:26
ESTADO - O deputado Estadual Maurício Eskudlark (PSD) protocolou, em dezembro, a Emenda Substitutiva Global a PEC Nº 0003.1/11, onde acaba com o direito à aposentadoria de ex-governadores, que hoje é recebida no estado por ex-governadores e seus dependentes. Segundo o parlamentar pela emenda apresentada a partir desse governo nenhum ex-governador terá direito à aposentadoria pelo exercício do cargo, independentemente do tempo de exercício do mandato. 
Como é hoje a Constituição de SC:"Art. 195 — O titular do cargo de Governador do Estado que o tenha exercido em caráter permanente fará jus, a partir da cessação do exercício, a um subsídio mensal vitalício igual aos vencimentos de Desembargador do Tribunal de Justiça.Paragrafo único. O Governador do Estado no exercício do cargo, quando acometido de moléstia que o inabilite para o desempenho de suas funções, terá́ as despesas de tratamento médico e hospitalar pagas pelo Estado".
Eskudlark ressalta que hoje, independentemente do tempo que permaneça no cargo o governador tem direito à aposentadoria com subsídio mensal vitalício igual aos dos desembargadores. “Existe uma ação judicial e uma PEC em discussão, de autoria do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que acaba com a aposentadoria e pensões de ex-governadores, parada na Alesc, pois pretende atingir concessões passadas”, declara. 
A PEC de Eskudlark deixa essa discussão para a justiça, dos casos passados, e, acaba com esse benefício a partir desse governo. Segundo o deputado, na reabertura dos trabalhos legislativos em fevereiro será mobilizado os deputados, e a população, para acabar com esse benefício aos ex-governadores e dependentes, tão contestado pela sociedade catarinense. “Da maneira proposta não atinge direitos e acredito vamos ter unanimidade para aprovação”, declara.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.