TV GC

“Proponho uma administração pautada na gestão participativa”

ELEIÇÃO Valdir Mallmann (PMDB) é o candidato a prefeito pela coligação "Mondaí em primeiro lugar”, formada pelos partidos do PMDB e PT, em Mondaí

Política - 30/09/2016 08:07 (atualizado em 30/09/2016 08:08)
Expresso – Primeiramente nos fale um pouco sobre o senhor. Quem é Valdir Albino Mallmann?
Valdir Mallmann - Eu nasci na cidade de Estrela, RS. Aos cinco anos de idade vim com meus pais e irmãos morar na comunidade de Catres, interior do município de Mondaí, SC. Escolhi como profissão o magistério e o Serviço Público há mais de 40 anos. Tenho formação superior em Ciências Sociais, Pedagogia e Direito. Sou pós-graduado em Gestão Pública para o Desenvolvimento Regional e pós-graduado em Comunicação e Marketing Político. Já fui vice-prefeito e prefeito em Mondaí. Sou casado com Dorani Maria Auth Mallmann e pai da Bianca Alana Mallmann. 
 
Expresso – Sabemos que todos os setores da administração pública são importantes e merecem atenção, mas, qual sua principal bandeira de campanha?
Valdir Mallmann - As demandas no setor público são inúmeras e cada vez maiores, sem dúvidas, todas são importantes para melhorar a qualidade de vida das pessoas e o crescimento e desenvolvimento do município, dessa forma, minha bandeira será a continuidade de investimentos na saúde, educação, agricultura, indústria, habitação e infraestrutura. Esses serão os setores que receberão uma atenção especial. 

Expresso – Independente do município em questão, a Saúde Pública é sempre muito cobrada e criticada. Aqui em Mondaí qual o diagnóstico que o senhor faz da Saúde Pública?  
Valdir Mallmann - A saúde em Mondaí teve grandes avanços nos últimos anos. Atualmente temos a atuação de seis médicos, enfermeiras, farmacêuticas e odontólogos, enfim, uma boa equipe técnica para atender a população. Equipes de ESF estruturadas, fornecimento de grande número de exames laboratoriais, cirurgias eletivas e medicamentos no Posto de Saúde e encaminhamento adequado em caso de necessidade de atendimento de média e alta complexidade. Enfim, considero que a atual administração, que investe mais de 20% de suas receitas em saúde, está no caminho certo. Nossos desafios para o próximo mandato serão concluir e equipar o moderno Centro de Saúde que está em construção, fortalecer a parceria com a Sociedade Hospitalar de Mondaí, mediante convênio, para manutenção, bem como trazer médicos especialistas. Queremos também, ampliar o programa “Saúde em Casa”, levando atendimento de profissionais de saúde e medicamentos para quem mais precisa, a exemplo de pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção e pacientes no pós-cirúrgico e, transporte diferenciado para tratamentos fora do município de pacientes que necessitam de hemodiálise, quimioterapia, radioterapia e outros.

Vou dar especial atenção ao aprimoramento dos conselhos comunitários

Expresso – Os últimos dois anos foram desafiadores para os gestores públicos, em especial para os prefeitos, com queda das receitas e, em alguns casos, dificuldades em até mesmo fechar as contas. Os próximos anos também prometem ser difíceis. Caso eleito, qual as medidas que precisam ser tomadas para manter o investimento no município, mesmo com baixa na arrecadação? 
Valdir Mallmann - Como disse acima, já fui prefeito anteriormente, e naquela época o país passava por semelhante momento de dificuldade financeiro. Portanto, aprendi na prática como lidar com tal situação. Além do mais, nos últimos anos, busquei me profissionalizar na área da gestão pública, sendo que tenho também o conhecimento técnico para administrar na dificuldade. Por isso, me sinto duplamente preparado para tal desafio, primeiro pelo conhecimento técnico que adquiri na profissionalização e depois, mas não menos importante, porque já vivi o cenário de recessão na Administração Municipal. Assim, é preciso lembrar que esse momento delicado que nosso país vive no cenário econômico não permite que façamos aventuras. O equilíbrio de contas será feito com ajustes em todos os setores, estabelecendo rigorosamente as prioridades, com todos os cuidados necessários para que possamos realizar todos os programas, ações e compromissos que assumimos com a população de Mondaí.

Expresso – Na visão do senhor, qual o setor com mais problemas e que necessita de maior atenção da Administração Pública em Mondaí? E quais suas propostas para reverter o quadro? 
Valdir Mallmann - Hoje não temos nenhum setor extremamente problemático, mas isso não quer dizer que não seja necessário que se dedique a devida atenção aos principais setores que demandam a atenção do administrador público, e que já mencionei acima, ou seja, quero dar especial atenção à saúde, educação, agricultura, indústria, habitação e infraestrutura (estradas, asfalto, calçamento). 

O equilíbrio de contas será feito com ajustes em todos os setores, estabelecendo rigorosamente as prioridades

Expresso – O Brasil atravessa uma crise econômica e política, com a população descrente sobre os políticos brasileiros. Por que a população de Mondaí deve pensar diferente e acreditar no senhor, na sua proposta de campanha? 
Valdir Mallmann - Já tive a oportunidade de administrar o município em épocas muito difíceis, talvez mais difíceis do que as previstas para os próximos anos. Na época foram necessários quatro anos para equilibrar as contas com muito sacrifício de todos. A população de Mondaí em grande parte já me conhece e sabe que dou muita importância a participação popular na administração, por isso que proponho uma administração pautada na gestão participativa. Vou dar especial atenção ao aprimoramento dos conselhos comunitários que serão a ferramenta de ligação e efetivação da participação comunitária. Juntos, com certeza saberemos definir os rumos corretos, sempre colocando Mondaí em primeiro lugar. 

Expresso – O senhor é o candidato de situação. De que forma o senhor avalia o atual governo de Lenoir da Rocha? 
Valdir Mallmann - Considero que é uma boa administração. É claro que sempre tem muito a melhorar. Mas nessa administração foi construída, equipada e está em ótimo funcionamento a creche. Foi comprado o terreno onde funciona a EEBM. Prof. Gessy Spier Averbeck, no mesmo local foi construído um amplo e moderno Ginásio Municipal de Esportes e mais uma quadra coberta para os alunos. As salas de aulas foram todas climatizadas. Foram comprados 10 ônibus novos para transporte e tabletes para os alunos. Além disso, 34 ruas foram asfaltas e 36 receberam calçamento na cidade e nas comunidades de Catres, Taipa Baixa e Laju. Máquinas e caminhões foram adquiridos. Além disso, ocorreu a construção de um Sistema da Captação e Distribuição de Água do Rio Uruguai na comunidade de Ervas. Ainda, pavilhões comunitários e industriais foram construídos. Enfim, Mondaí teve inúmeros investimentos, avanços e melhorias nos últimos anos.
 
Expresso – O senhor integra a coligação do atual governo? O senhor acredita que isso te ajuda ou atrapalha? 
Valdir Mallmann - A atual administração trouxe muitas melhorias e avanços para Mondaí. Talvez as pessoas, só mais adiante, no futuro, vão avaliar melhor estas conquistas. É evidente que existe o desgaste natural de uma administração de oito anos. Por isso, carrego as conquistas, mas também o desgaste do atual governo. Por outro lado, percebo que a população de Mondaí está confiante, porque nos conhece e já tivemos oportunidade de administrar o município com seriedade, transparência e competência. Não posso deixar de lembrar aqui, que as verdadeiras inovações sempre foram trazidas pelo 15. Espero que eu possa ter mais uma oportunidade para fazer ainda mais pelo nosso município.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.