TV GC

Candidatos eleitos de Mondaí e Riqueza foram diplomados

DIPLOMAÇÃO O evento que iniciou às 15h, e diplomou além dos prefeitos e vice-prefeitos eleitos, os vereadores de cada um dos três municípios que fazem parte da Comarca de Mondaí

Política - 09/12/2016 11:28
Nesta segunda-feira, dia 05, a Justiça Eleitoral de Santa Catarina iniciou as diplomações dos candidatos eleitos das Eleições Municipais 2016. A diplomação dos candidatos eleitos nos municípios de Iporã do Oeste, Riqueza e Mondaí, aconteceu nesta segunda-feira, junto ao Fórum da Comarca de Mondaí. O evento que iniciou às 15h, e diplomou além dos prefeitos e vice-prefeitos eleitos no dia 02 de outubro, os nove vereadores de cada um dos três municípios que fazem parte da Comarca.
A solenidade foi presidida pelo Juiz da 40ª Zona Eleitoral de Mondaí, Rafael Salvan Fernandes. O ato contou também com a presença da Promotora de Justiça da Comarca de Mondaí Mariana Pagnan da Silva, da Chefe do Cartório Eleitoral, Maria Beatriz Bratkowski, além de outras autoridades locais e regionais.
Os prefeitos diplomados, Valdir Rubert, de Mondaí, Renaldo Muller, de Riqueza e Lúcio Mallmann, de Iporã do Oeste, falaram sobre suas expectativas frente ao executivo municipal pelos próximos quatro anos. A posse oficial dos novos agentes políticos ocorre no dia 1º de janeiro de 2017, sendo que cada um dos três municípios que compõe a Comarca está definindo sua própria programação. 
A coordenadora de eleições do TRE-SC, Patrícia Sardá Lisbôa, destacou que somente os eleitos receberão os diplomas nas solenidades. “Em outras eleições, nós imprimíamos os diplomas dos suplentes e eles ficavam no cartório para retirada. Porém, nós começamos a perceber que muitos diplomas ficavam nos cartórios e não eram retirados. Esses documentos estão guardados até hoje conosco. Por isso, para facilitar o nosso trabalho, e com a chegada da assinatura digital, os diplomas dos suplentes, assim como os dos eleitos, estarão disponíveis, a partir de agora, na página do TRE-SC”, informa.
Os diplomas dos eleitos serão também impressos e entregues na cerimônia de diplomação. Já as versões digitais dos diplomas ficarão disponíveis no site do TRE-SC. A entrega e a disponibilização dos diplomas ficam condicionadas a dois requisitos: julgamento da prestação de contas e apresentação da quitação militar. 
A diplomação é o último ato da Justiça Eleitoral no processo eleitoral e atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes com a entrega ou a disponibilização do diploma devidamente assinado. Isso habilita os candidatos eleitos a assumir e exercer os respectivos mandatos eletivos. 

Próximas diplomações 
Segundo o Calendário Eleitoral, 19 de dezembro é o último dia para que as cerimônias aconteçam. Mas nos municípios de circulação do Jornal Expresso d’Oeste, as diplomações acontecem na próxima semana. 
Na Comarca de Palmitos a diplomação eleitos nos municípios de Palmitos e Caibi será na segunda-feira, dia 12. Na Comarca de Cunha Porã, a diplomação será na terça-feira, dia 13. E na Comarca de São Carlos a diplomação eleitos nos municípios de Águas de Chapecó, Cunhataí e São Carlos, será a sexta-feira, dia 16. 
A posse oficial dos novos agentes políticos ocorre no dia 1º de janeiro de 2017.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.