TV GC

Sala de Situação apresenta novas ações de combate ao Aedes aegypti

MOBILIZAÇÃO Entre as vistorias incluem-se escolas, unidades de saúde, prefeitura, hospital, delegacias, entre outras. Conforme dados da Sala de Situação, até o dia 9 de dezembro de 2016, somente neste ano, foram registrados 52 focos do mosquito Aedes aegypti

Política - 16/12/2016 15:15
A Secretaria Municipal de Saúde de Cunha Porã por meio da Sala de Situação promoveu, na quarta-feira, dia 07, na Câmara de Vereadores, uma reunião envolvendo as entidades municipais para debater novas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. O encontro foi conduzido pela coordenadora da Sala de Situação, Angela Kolln, que esclareceu como estão os trabalhos no município no que se refere ao combate do Aedes aegypti, além da apresentação de dados com relação aos focos, casos suspeitos e confirmados de doenças.
Durante o encontro também foi falado sobre a Mobilização Nacional nos Órgãos Públicos, para inspeção destes locais em todas as esferas do governo, com vistas para a eliminação ou proteção de potenciais recipientes que possam servir de criação do mosquito, a exemplo de calhas, caixas d’água, ralos abertos, pneus, sucatas, entre outros. Esta mobilização ocorreu na sexta-feira, dia 09, e entre as vistorias incluem-se escolas, unidades de saúde, prefeitura, hospital, delegacias, entre outras. 
Em Cunha Porã a ação também teve início no dia 09, e conta com a coordenação da Sala de Situação juntamente com os agentes de Endemias e de Saúde, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. Angela destaca que em razão do grande número de estabelecimentos a serem vistoriados a atividade terá continuidade. 
Ainda na reunião a fiscal da Vigilância Sanitária Adriane Sturmer Weber, lembrou que locais públicos são de todos os munícipes e que todos devem cuidar, como ajuntar copos de plástico nas calçadas onde o vento leva, e colocar o lixo nos locais adequados. “São pequenas atitudes que contribuem para eliminar focos de agua parada que vão se tornar locais para a procriação do mosquito, locais altos, imóveis com dificuldades de acesso, os bombeiros contribuíram para adequar esses ambientes públicos”, destaca. 
Segundo a coordenadora da Sala de Situação, ações como esta devem ser feitas por toda população de forma periódica, incluindo também as casas e imóveis comerciais, visto que o número de focos do mosquito é grande no município, e as constantes chuvas e o calor provocam uma criação ainda mais elevada do vetor. “É importante atuar em ações preventivas, para que assim evitemos uma possível epidemia em nosso município. Neste aspecto, é preciso que estejamos unidos na luta contra o Aedes aegypti, somando forças pela saúde de todos”, explica Angela. 

Dados de Cunha Porã até o dia 9 de dezembro de 2016
Conforme dados da Sala de Situação, até o fim da tarde do dia 9 de dezembro de 2016, somente neste ano foram registrados 52 focos do mosquito Aedes aegypti. São 61 casos notificados de doenças; destes nove deram positivo para Dengue; um para Zika; 46 negativos e um está aguardando resultado de exames. Todos os casos positivos de doenças são importados, ou seja, foram contraídos em outros municípios ou Estados.
Fonte: Ascom Prefeitura
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.