TV GC

Prefeitos da região participam da XX Marcha dos Prefeitos em Brasília

REIVINDICAÇÃO O evento de mobilização nacional organizado pela CNM serve como estratégia de atuação para levar reivindicações a representatividade junto ao Congresso Nacional

Política - 19/05/2017 10:17 (atualizado em 19/05/2017 10:20)
Os prefeitos da região estão em Brasília desde o início da semana e participaram na terça-feira, dia 16, da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento de mobilização nacional organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) serve como estratégia de atuação para levar reivindicações a representatividade junto ao Congresso Nacional. 
O evento se estendeu até a quinta-feira, dia 13, e aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil. As mudanças em curso no Brasil passam principalmente por decisões em Brasília, e a presença massiva dos prefeitos na capital federal amplia ainda mais as discussões.
Segundo o prefeito de Caibi, Eloi José Libano, no Congresso, destacam-se os projetos que tratam dos resíduos sólidos, da repatriação, da derrubada do veto à matéria do Imposto sobre Serviços (ISS), além da mudança no critério de reajuste do Piso Nacional do Magistério Público. Libano ressalta que ao participar da Marcha, o prefeito está lutando em prol da melhoria dos serviços prestados ao cidadão.
Já o prefeito de São Carlos, Rudi Sander, menciona que uma das definições é a renegociação das dívidas previdenciárias das cidades com União, e que já selou o pagamento em até 200 meses, acordo anunciado pelo próprio presidente Michel Temer durante o evento, na terça-feira. 
O prefeito de Riqueza Renaldo Mueller, acredita que um dos principais objetivos da marcha é o fortalecimento municipalista, e fazer com que a maior fatia do orçamento que hoje se encontra em Brasília seja melhor distribuída entre os municípios. “Isso deverá mudar para atender a população que é no município”, acredita.
Para o prefeito de Águas de Chapecó, Leonir Hentges, o objetivo é o de defende o encontro de contas entre governo federal e municípios, a redução do custeio das máquinas públicas e os recursos financeiros condizentes com as competências estabelecidas pelo pacto federativo.
Estiveram presente na XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios o prefeito de Cunhataí Luciano Franz e o prefeito de Cunha Porã Jairo Ebeling. 

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.