TV GC

A MULHER E O CAVALHEIRO

Por Jaime Folle

24/04/2018 15:58
Estava lendo certa ocasião um texto, cujo autor não lembro mais o nome, que se referia ao cavalheirismo e as damas. Dizia o texto mais ou menos assim de acordo com minhas lembranças.
Um senhor acompanhado de seu filho, ao ver uma mulher em pé no ônibus, levantou-se e cedeu-lhe o lugar, a mulher agradeceu e recusou ao ver que ele era mais velho, mas o cavalheiro decidido falou para seu filho levantar, pois "jamais um homem deixaria uma mulher em pé se pode lhe ceder o lugar".
Lendo este texto, pareceu-me tão gentil e sincero aquele gesto de cavalheirismo e me fiz à seguinte pergunta. Em que momento da historia o homem deixou de ser cavalheiro tratando a mulher com este tipo de gentileza e passou a tratar a mulher como um objeto? Embora eu saiba que existe muitas mulheres por aí que de certa forma “pedem” este tipo de tratamento, acredito que não é motivo para tratar todas as mulheres como tal, mas o gesto do cavalheiro acima é fantástico.
Não quero levantar aqui nenhuma questão de feminismo ou machismo, até porque ambos me parecem demasiado extremistas para chegar a um consenso. Porém o episódio do texto que eu li, me fez refletir a seguinte pergunta: Será que o homem tinha este tratamento com a mulher por ela ser submissa ou será que o cavalheirismo era apenas um gesto de admiração e respeito natural entre os homens? Será que era porque a mulher se dava mais valor? Será que era apenas um clichê da sociedade, de certa forma uma obrigação ou um quadrado mental? Será culpa da mulher ou do homem a perda de tais costumes nos dias de hoje?
Em 2018, muitas coisas mudaram, desde a época da “dama” e do “cavalheiro”, a mulher deixou de ser submissa ao homem, conquistou seu direito de estudar e consequentemente seu espaço e respeito no meio profissional, assim como dentro de casa. Mas não por isso deixou de ser mulher, não por isso deixou de ser sensível, não por isso deixou de amar. É por isso ainda que se sentem lisonjeadas com um simples gesto como o deste cavalheiro, é por isto que ainda as mulheres gostam e se sentem confortáveis e seguras quando acompanhadas e quando ainda recebem tais gentilezas dos homens.
Portanto, quando ouvir uma mulher falar que busca igualdade, não significa que ela quer ser homem, significa que ela quer sua capacidade intelectual respeitada tal como a de um homem, este é o perfil da mulher de 2018, uma mulher inteligente, com personalidade e independência. Mas isso não quer dizer que a mulher de hoje deixou de ser sensível e delicada. Daí eu pergunto ao homem de hoje, se ele está preparado para estar ao lado desta nova mulher ou se ainda busca a mulher submissa? E será que a mulher de hoje está preparada para lidar com este homem com visão diferente do homem do passado?

Obs: Texto baseado no depoimento: uma simples reflexão. Sem autor conhecido.
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.