TV GC

Santa Catarina tem 9 candidatos a governador e 14 a senador

Conforme balanço do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), o Estado teve 761 solicitações de registro. Além das nove ao governo, foram nove para o cargo de vice-governador, 14 para o de senador (com 28 suplentes), 241 para deputado federal e 460 para deputado estadual

ELEIÇÕES 2018 - 17/08/2018 14:29
Encerrado o prazo para o pedido de registro de candidaturas, às 19h de quarta-feira, dia 15 de agosto, e começou nesta quinta-feira, dia 16, o período de propaganda e campanha eleitoral nas ruas para quem concorrerá nas Eleições 2018. Neste ano, a campanha é mais curta, de 45 dias, metade do que era a duração até as eleições de 2014. Já a propaganda em rádio e TV é restrita ao horário eleitoral gratuito, que inicia em 31 de agosto. 
Todos os nove candidatos oficializados por partidos e coligações pediram o registro: Ângelo Castro (PCO), Carlos Moisés da Silva (PSL), Décio Lima (PT), Gelson Merisio (PSD), Ingrid Assis (PSTU), Jessé Pereira (Patriota), Leonel Camasão (PSOL), Mauro Mariani (MDB) e Rogério Portanova (Rede). A maioria deles já tem agenda neste primeiro dia de campanha, dando a largada na busca pelo voto até 7 de outubro, data do primeiro turno. 
Conforme balanço do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), o Estado teve 761 solicitações de registro. Além das nove ao governo, foram nove para o cargo de vice-governador, 14 para o de senador (com 28 suplentes), 241 para deputado federal e 460 para deputado estadual. 
Agora, para se transformarem em registros definitivos, os pedidos devem ser julgados pelo Pleno do TRE-SC, que confirmará se todos os pré-requisitos para a candidatura foram preenchidos. Os juízes têm até 17 de setembro para julgar os pedidos.
Horário em rádio e TV começa no dia 31
Ainda neste mês, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se reunirá com os partidos políticos para aprovar o plano de mídia do horário eleitoral gratuito, que entrará no ar nas emissoras de rádio e televisão a partir de 31 de agosto. No total, serão 35 dias de propaganda eleitoral no rádio e na TV (10 a menos do que em 2014), em dois blocos diários, além das inserções ao longo da programação.
Na mesma reunião, que ocorre até 24 de agosto, será sorteada a ordem de apresentação de cada candidato no horário eleitoral. A campanha presidencial vai ao ar às terças, às quintas e aos sábados. Também nesses três dias será veiculada a propaganda eleitoral dos candidatos a deputado federal. A campanha para governador, senador e deputado estadual/distrital vai ao ar às segundas, às quartas e às sextas-feiras.
Julgamento dos registros de candidatos
Publicados os editais de registro de candidaturas, passa a correr o prazo de 5 dias para qualquer candidato, partido político, coligação ou o Ministério Público impugnar os pedidos de registro apresentados (Lei Complementar nº 64/1990, art. 3º). A análise dos pedidos inclui todas as condições de elegibilidade, as causas de inelegibilidade e outros requisitos para o registro. Após isso, os juízes julgarão se os candidatos estão ou não aptos a concorrer.
Ainda há a possibilidade de os partidos pedirem a substituição de candidatos para os cargos majoritários e proporcionais até o dia 17 de setembro, exceto em caso de falecimento, situação em que poderá ser efetivada após esta data - observado, em qualquer situação, o prazo de até dez dias contados do fato ou da decisão judicial que deu origem à substituição.
Candidatos ao Governo (ordem alfabética)
Ângelo Castro – PCO 
Vice: Flávio Ferreira Amaral
Camasão - PSOL/PCB (Um caminho pra gente) 
Vice: Carol Bellaguarda
Comandante Moisés - PSL 
Vice: Daniela Reinehr
Décio Lima – PT
Vice: Kiko
Gelson Merísio - PSD / PRB / PDT / PSB / PODE/SOLIDARIEDADE/PROS/ PSC / PC do B / PHS / PP / DEM / PRP / PPL / PV (Aqui é trabalho) 
Vice: João Paulo Kleinubing
Ingrid Assis – PSTU
Vice: Professor Ederson
Jesse Pereira - PMN/PATRI (Santa Catarina em Primeiro Lugar) 
Vice: Dr. Danny Cesar
Mauro Mariani - MDB/AVANTE/PSDB/PTB/PTC/PRTB/DC/PR/PPS (Santa Catarina quer mais) 
Vice: Napoleão Bernardes
Portanova – REDE
Vice: Regina Santos
Candidatos ao Senado
Andreá Luciano Carvalho - PCO
Diego Mezzogiorno - REDE
Esperidião Amin - PSD/PRB/PDT/PSB/PODE/SOLIDARIEDADE/PROS/PSC/PC do B/PHS/PP/ DEM/PRP/PPL/PV (Aqui é trabalho)
Ideli Salvatti – PT
Jorginho Mello - MDB/AVANTE/PSDB/PTB/PTC/PRTB/DC/PR/PPS (Santa Catarina quer mais)
Lédio Rosa – PT
Lucas Esmeraldino - PSL
Miriam Prochnow - REDE
Paulo Bauer - MDB/AVANTE/PSDB/PTB/PTC/PRTB/DC/PR/PPS (Santa Catarina quer mais)
Professor Antonio - PSOL/PCB (Um caminho pra gente)
Professor Pedro Cabral - PSOL/PCB (Um caminho pra gente)
Raimundo Colombo - PSD/PRB/PDT/PSB/PODE/SOLIDARIEDADE/PROS/PSC/PC do B/PHS/PP/ DEM/PRP/PPL/PV (Aqui é trabalho)
Ricardo Lautert - PSTU
Roberto Luiz Salum - PMN/PATRI (Santa Catarina em primeiro lugar)
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.