TV GC

Horários de reuniões da equipe de saúde são debatidos em sessão

Durante a sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Riqueza, o secretário Municipal de Saúde, Alexandre Schenatto, usou a plenária para esclarecer sobre os horários de reuniões da equipe de saúde

RIQUEZA - 14/09/2018 08:58 (atualizado em 14/09/2018 09:04)
Alexandre Schenatto usou a plenária para sanar dúvidas dos vereadores (Foto: Câmara de Vereadores) 
Durante a última sessão da Câmara de Vereadores de Riqueza o atual secretário Municipal de Saúde, Alexandre Schenatto esclareceu algumas dúvidas dos edis e principalmente, explicou sobre os horários de reuniões da equipe. A sessão ocorreu na terça-feira, dia 11 de setembro, e contou com a participação da equipe da saúde e população em geral.
Na oportunidade, o secretário apresentou a Portaria nº 2. 436, de 21 de setembro de 2017 que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no Âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste sentindo, a equipe da saúde básica organiza reuniões nas terças-feiras, quinzenalmente. “A unidade de saúde fica fechada por uma hora para reunião de equipes, nas terças feiras a cada 14 dias. As reuniões têm o objetivo de discutir as ações a serem feitas para atender a cada dia melhor o munícipe riquezense e também para atender o que preconiza a portaria”, ressalta.
Ele acrescenta que o Art. 2º da portaria ressalta que a Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária.
Ainda, o secretário evidenciou que até o momento, o município encaminhou aproximadamente 400 pessoas para cirurgias eletivas, sendo ortopedia, cirurgia geral, otorrino, catarata e pterígio. Cerca 1.400 exames de imagem entre eles ressonância, tomografia, mamografia e densitometria óssea sendo que exames laboratoriais não tem fila de espera e cirurgias eletivas também zeramos as filas. “Para poder planejar, apoiar, monitorar e avaliar as ações da Atenção Básica no município de Riqueza é necessário que a equipe da Secretaria de Saúde se reúna no mínimo duas vezes por mês para planejar a ações que promovam mais saúde e qualidade de vida ao povo riquezense”, enfatiza.
O secretário frisa que somente atender a parte curativa é importante, mas promover ações que terão resultados a médio e longo prazo é o que o Ministério da Saúde quer que os municípios atendam. “Hoje se faz necessário as reuniões de equipe primeiramente para atender o que a portaria preconiza e se a equipe não se reunir para intensificar estas ações futuramente o Fundo de Saúde perderá recursos financeiros enviados pelo Ministério da Saúde e também a Saúde não estará cumprindo com seu papel de promover saúde”, declara. 
Schenatto pede o apoio da população de Riqueza, Poderes Executivo e Legislativo para que divulgue o real objetivo de o Posto de Saúde estar fechado duas vezes por mês, na terça-feira de manhã das 8h às 9h da manhã as datas serão amplamente divulgadas. “São apenas duas horas por mês para planejar mais ações de saúde para a população riquezense”, finaliza. 



Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.