TV GC

Projeto TrataSAN será desenvolvido em Caibi

O objetivo do TrataSAN é investigar a situação do esgotamento sanitário municipal, levantando informações a respeito das unidades de tratamento individual de esgoto, popularmente conhecidas como fossas

CAIBI - 22/02/2019 17:25

    Na manhã de quarta-feira, dia 20 de fevereiro, o engenheiro ambiental e sanitarista da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), William Arenhardt, reuniu-se com a equipe de saúde e com a engenheira ambiental do município, Tais Provensi, para tratar sobre o desenvolvimento do TrataSAN. 

    O projeto, criado pela ARIS, contempla o Plano Municipal de Saneamento Básico e está sendo trabalhado em centenas de municípios de Santa Catarina. O objetivo do TrataSAN é investigar a situação do esgotamento sanitário municipal, levantando informações a respeito das unidades de tratamento individual de esgoto, popularmente conhecidas como fossas. 

    A primeira etapa do projeto será a realização do diagnóstico, ou seja, o levantamento de dados. Esse processo será realizado em breve pelas agentes comunitárias de saúde, em todo o perímetro urbano. 

    Durante as visitas rotineiras, as agentes estarão aplicando um questionário ao morador/proprietário do imóvel, e as informações prestadas servirão como base para identificação de problemas, bem como para o apontamento de soluções para resolvê-los. A ação não tem caráter de fiscalização, é apenas informativa e nenhum tipo de penalidade será aplicada. 

FISCALIZAÇÃO 

    Na quinta-feira, dia 14 de fevereiro, o biólogo da ARIS, José Francisco Mora, acompanhado de superintendentes da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), esteve em Caibi para realizar fiscalização no sistema de abastecimento de água do município. 

    A atividade é realizada anualmente, e tem por objetivo verificar o funcionamento da captação, tratamento, armazenamento e distribuição, assegurando água em quantidade e qualidade adequada para todos os munícipes.   

    Ao final da fiscalização, em reunião com o prefeito Elói Líbano e técnicos da prefeitura, o biólogo ressaltou o bom trabalho que vem sendo realizado no município, enfatizando a parceria de sucesso existente entre o poder público municipal e a agência local da Casan. 

    Na oportunidade, também foi exposto aos técnicos da ARIS e da Casan a demanda por melhorias na infraestrutura e nos equipamentos da Estação de Tratamento de Água (ETA), demanda que será repassada à superintendência regional da Casan, reiterando a preocupação e os esforços da administração para com o saneamento básico.

Fonte: Ascom Prefeitura/Jornal Expresso d'Oeste
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.