TV GC

Veja queda de meteoro registrada no céu de SC e RS nesta sexta-feira

Objeto se extinguiu a 145 km da costa, a 36 km de altitude

Geral - 15/04/2019 10:22

Câmeras instaladas em Monte Castelo, em Santa Catarina, e nas cidades de Taquara (vídeo acima) e Torres registraram a queda de um meteoro na madrugada desta sexta-feira (12). Com massa estimada em até 16 quilos quando entrou na atmosfera terrestre - a impressionantes 122 mil km/h -, o bólido se extinguiu a aproximadamente 36 quilômetros de altitude, a 145 km da costa gaúcha, aparentemente sem causar quaisquer danos.

Responsável pelo registro mais marcante do fenômeno, que pôde ser visto rapidamente por quem estivesse olhando para o céu por volta das 3h20min da madrugada no sul do Brasil, o doutor em Engenharia Carlos Jung explica que meteoros caem com frequência sobre a Terra, mas que esse é de uma magnitude incomum. "Não é normal fazermos um registro dessa proporção. Esse tipo de evento pode acontecer a qualquer hora do dia e da noite, em qualquer local, mas, com essa magnitude, é difícil de ver".

Morador do município gaúcho de Taquara, Jung é diretor científico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), uma rede de colaboradores voluntários que se dedica a registrar fenômenos no céu brasileiro. Ele explica que a denominação de "bólido" significa que o meteoro entrou na atmosfera terrestre e explodiu - evento também conhecido popularmente como "bola de fogo".

No vídeo, é possível ver os registros feitos pelas outras estações: Torres, por Gabriel Zaparolli, Monte Castelo, por Jocimar Justino, e Taquara, por Jung.

A rede de voluntários foi acionada por Zaparolli, que já foi personagem de reportagem sobre "caçador de estrelas" no Litoral Norte gaúcho. O estudante de 18 anos, que participa da Bramon desde junho de 2016, viu o clarão ao analisar o que suas câmeras - deixadas posicionadas para gravar o céu noturno - registraram.

"Durante esse tempo, foram muitos avistamentos de bólidos pequenos e médios, mas esse teve destaque por causa de seu brilho e intensidade, além da raridade em acontecer. Muitos ocorrem em magnitudes menores, mas esse podemos dizer que foi o destaque da região sul. Minha primeira suspeita foi relâmpago, mas quando observei melhor, era um bólido de alta magnitude" explica o jovem.

"Feito isso (Zaparolli ter avisado a rede), os voluntários se mobilizaram para encontrar mais registros do fenômeno. O clarão foi gravado por outras cinco estações da rede", explica Marcelo Zurita, diretor técnico da Bramon.

Jung, que é coordenador do curso de Engenharia de Produção da Faccat, tem câmeras espalhadas por São Leopoldo, Porto Alegre e Taquara. Apenas esse equipamento, na área acompanhada por ele, registra de 3 mil a 4 mil meteoros por ano.

Fonte: NSC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.