TV GC

Paróquias programam celebrações alusivas para a Páscoa

A Páscoa é lembrada como a ressurreição de Jesus Cristo, por isso as Paróquias Evangélicas e Católicas da região estão realizando até o domingo cultos e missas para comemorar e relembrar a data

Região - 19/04/2019 22:05

A Páscoa é sempre uma época de festas e programações especiais. Reunir a família em roda da mesa no domingo de Páscoa para relembrar a ressurreição de Jesus Cristo é um dos atos mais tradicionais do calendário cristão. Domingo, dia 21, é lembrado de diversas formas em todo o mundo, mas sempre relacionado ao mesmo significado: o renascimento.

            Além disso, outros símbolos marcam a Páscoa, como o coelho e o ovo. Afinal, o que o ovo de chocolate tem a ver com a celebração do renascimento de Jesus Cristo? E o coelho? Onde entra na história?

            Os ovos são, em várias culturas, um símbolo de vida. Por isso, foi associado desde os primórdios do cristianismo à ressurreição. Essa ação iniciou durante a quaresma e logo veio o hábito de decorá-los, ofertando oportunidades de comércio para artesãs. Já o coelho é um símbolo de fertilidade em várias culturas, o nascimento e a esperança da vida. O coelho se tornou um dos principais símbolos da data, e exposto nas decorações.

Em diversos municípios da região, a magia da data principalmente para as crianças também tomou conta. A exemplo dos municípios de Mondaí e Caibi. No domingo (7), em Caibi, teve a programação da Páscoa, organizada pela Administração Municipal, através do Departamento de Cultura e Setor de Turismo, com apoio da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).O evento contou com mateada, pintura de rosto, feira do artesanato, festival dos doces e muita diversão com a presença do casal de Coelhos da Páscoa e dos personagens da Patrulha Canina, PJ Masks, LOL e Unicórnio, que fizeram a alegria da criançada. O evento aconteceu na Praça Municipal Pedro A. Bigaton e trouxe as famílias caibienses e visitantes de outros municípios para comemorar a chegada da Páscoa.

 

PASCOA E FÉ

 

            Para lembrar esse dia, as paróquias Evangélicas e Católicas da região estão programando cultos e missas alusivas à Páscoa. A reportagem do Jornal Expresso d’Oeste entrou em contato com as igrejas para informar aos leitores sobre as celebrações em cada município. Confira:

 

PALMITOS

A Paróquia Evangélica inicia a programação nesta sexta-feira, dia 19, com culto com Santa Ceia nas comunidades: às 9h em Diamantina; às 14h na Linha Três Pinheiros; às 14h30 na Sede Oldenburg, e finalizando às 18h culto na sede da igreja.

Para o sábado de Aleluia, está programado, culto na Linha Cachoeira com Santa Ceia às 8h30, às 10h culto na Linha Fogão, às 10h30 celebração de bodas de ouro de Edwino e Noêmia Winter no Clube dos Idosos Esperança, às 15h30 culto na Linha Lambari, às 18h benção matrimonial de Antônio Maihack e Simone Staudt na Comunidade Evangélica de Linha Progresso.

Para domingo de Páscoa, dia 21, terá às 6hs Celebração de Páscoa na comunidade evangélica.

            A Paróquia Católica São Judas Tadeu iniciou as celebrações na quarta-feira, dia 17, com missa dos enfermos na Igreja Matriz. Para hoje, quinta-feira, dia 18, às 19h, acontece a missa de lava pés no Distrito de Sede Oldenburg, às 19h30 missa de lava pés na igreja matriz, e às 20h30 vigília.

Para a sexta-feira, dia 19 às 8h30 confissões na igreja matriz, às 15h celebração da Paixão de Cristo na igreja matriz e no Distrito de Sede Oldenburg, e às 19h procissão de Cristo Morto na praça Carlos Culmey.

 

RIQUEZA

A Paróquia Católica Nossa Senhora dos Navegantes realiza hoje, quinta-feira, dia 18, às 19h30 o culto de Lava pés, na igreja matriz. Para a sexta-feira, dia 19, celebração da Paixão de Cristo às 15h, na Matriz. No sábado dia 20, culto às 19h na Matriz. E para o domingo de Páscoa, missa às 9h, na igreja matriz.

A Paróquia Evangélica inicia a programação nesta sexta-feira, dia 19, com culto com Santa Ceia na Linha Alta Riqueza, às 8h30, na sede da igreja (centro) às 9h e na linha Bagé às 14h30,

 

MONDAÍ

A Paróquia Católica Nossa Senhora dos Navegantes inicia a programação na quinta-feira, dia17, às 19h30 com missa de lava pés na matriz, após adoração ao santíssimo até meia noite.

Na sexta-feira, dia 19, as celebrações iniciam às 8h30 com via sacra e adoração até às 14h30, e às 15h celebração da paixão de cristo. Para o sábado dia 20, às 19h vigília pascal. E no domingo de Páscoa, culto na igreja matriz, às 8h30.

 

CAIBI

A Paróquia São Domingos, inicia sua programação na quinta-feira dia 18, com a Ceia do Senhor, Lava pés e Vigília com Jesus.

Para a sexta-feira, às 8h confissão, e às 15h Paixão de Cristo.

No Sábado dia 20, às 19h Vigília Pascal.

E para o Domingo de Páscoa, às 8h30 Páscoa do Senhor.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.