TV GC

​Projeto “Recolhe” será paralisado temporariamente na região

Enterro de animais mortos será feito pela secretaria de agricultura de Mondaí

Mondaí - 03/05/2019 16:44

O projeto de recolha de animais mortos, que é realizado em Mondaí e nos demais municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina será paralisado por um mês.

Conforme o Secretário de Agricultura de Mondaí, Pércio Schena, a empresa Previatti, que é responsável pelo trabalho, entrou em contato com a secretaria de agricultura nesta quinta-feira (2), informando que o trabalho será feito somente até o final da tarde desta sexta-fira (3).

Após isso a Previatti paralisará essas atividades provisoriamente em todos os municípios da região.

Em contato com os responsáveis pela empresa, a Reportagem da Rádio Porto Feliz obteve a informação que a paralisação se dá em função da demora para a normatização junto ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para que a empresa possa comercializar o produto gerado pelas carcaças, que são transformadas em farinha.

O serviço de Recolha de Animais mortos está sendo desenvolvido pela empresa em Mondaí desde o ano de 2018, e apresenta uma solução que visa dar o destino correto aos animais mortos, dentro da legalidade, com total preocupação quanto à sanidade animal e meio ambiente.

A Companhia Brasileira de Reciclagem Animal (Cbrasa), localizada no município de Seara, que recebia os animais está com os estoques lotados e não consegue destinar o produto final, por falta de licença para exportação.

A nota divulgada pela Cbrasa informa que a empresa irá interromper temporariamente os trabalhos de recolhimento e processamento de animais mortos a partir do dia 06 de maio de 2019, por um período de 30 dias.

Nesse período haverá férias coletivas dos funcionários.

O motivo, segundo a Cbrasa, é que depois de 2 anos, o projeto ainda não foi regulamentado pelo Ministério da Agricultura, que também ainda não autorizou a venda da farinha para outros mercados para viabilizar economicamente a indústria.

Sem a comercialização da farinha, o prejuízo inviabiliza toda a cadeia de recolhimento de animais mortos em Santa Catarina.

Após os 30 dias, serão avaliadas as possibilidades de continuação dos trabalhos.

Conforme Pércio Schena, com a interrupção da recolha o município fará o enterro de animais mortos durante esse período.

Os agricultores que necessitarem do serviço devem entrar em contato com a secretaria de agricultura de Mondaí.

Fonte: Rádio Porto Feliz
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.