TV GC

Ação da Nupai proporciona momentos de diversão e autoestima por meio de fotografia com idosos

No mês de abril um trabalho diferenciado trouxe mais cor e diversão para o dia a dia dos idosos da casa. Foi realizado um trabalho fotográfico por meio da profissional voluntária, Carine Lusiana Severo

Palmitos - 17/05/2019 17:37
Carregando Vídeo

O Núcleo de Profissionais Amigos dos Idosos – NUPAI, é uma instituição privada de longa permanência e sem fins lucrativos que realiza atividades de bem-estar e saúde com os idosos.

A Instituição conta com apoio da comunidade palmitense e região, como em projetos empresariais e grupos de voluntários.  Em entrevista a equipe do jornal Expresso d’Oeste, a responsável técnica e enfermeira especialista em Enfermagem Débora Riese, contou sobre os trabalhos que são desenvolvidos e como pequenas ações cotidianas, tem transformado a vida de muitos idosos. “São realizados aqui atividade lúdicas que estimulam a memória, atividades recreativas, atividades físicas, grupos terapêuticos, sessões de fisioterapia, encontro de famílias, passeios e entre outros”, conta.

O núcleo atende 15 municípios, conta com 41 idosos residentes e uma equipe de 25 funcionários e cinco voluntários, recebendo também idosos em caráter provisório.  A estrutura da sede é composta por 796,5metros².

Segundo as informações repassadas, os idosos são recebidos, passam por uma avaliação profissional, e após enquadrados nos respectivos graus de dependência, é repassado o recurso deve ser fornecido à instituição.

No mês de abril um trabalho diferenciado trouxe mais cor e diversão para o dia a dia dos idosos da casa. Foi realizado um trabalho fotográfico por meio da profissional voluntária, Carine Lusiana Severo. “O objetivo do projeto de fotografia vem retratar a velhice e contribuir para melhorar a autoestima”, explica Carine. De acordo com Carine através do trabalho foi possível perceber a motivação e a vitalidade dos idosos.  “A fotografia pode mudar a vida de uma pessoa. De forma especial para cada um. A sessão fotográfica foi de atenção aos detalhes, a empatia e o jeito como tratar esses modelos mais experientes são determinantes para o sucesso das fotos. Afinal de contas, esse público geralmente tem mais resistências que qualquer outro e até certa limitação para dar vida às fotos que o fotógrafo imagina, mas para nossa surpresa e alegria, a sessão foi encarada por eles como uma diversão, todos se sentiram bem à vontade e felizes em realizar”, comenta.

A responsável técnica da Nupai, destaca que embora a velhice não seja sinônimo de doenças, o envelhecimento pode resultar na presença de múltiplas doenças, prejuízos e incapacidades, necessitando de cuidados intensivos para com os idosos. “Muitos familiares não conseguem dar o devido apoio físico e psicológico aos idosos, e é aí, que surge o trabalho da Nupai, uma instituição séria, dentro dos padrões e normas vigentes e com profissionais capacitados e bem preparados”, destaca.

DIFICULDADES TAMBÉM SÃO ENFRENTADAS

Embora a instituição vem crescendo significativamente, ganhando espaço e reconhecimento, o que é gratificante, os desafios enfrentados no dia a dia, são apontados pela responsável técnica como entraves para os avanços no atendimento. “Embora a instituição seja bem preparada, ainda faltam recursos para completar a equipe como médico, fisioterapeuta, psicólogo e terapeuta ocupacional”, relata.

Outro problema enfrentado pela instituição segundo Débora é a falta de veículo próprio, para o deslocamento dos idosos aos serviços de saúde, e também levá-los para a realização de atividades de lazer fora da instituição, promovendo qualidade de vida aos idosos.

A técnica responsável destaca também, a necessidade de reforma do telhado do espaço. “Estamos buscando emenda parlamentar para conseguir a quantia de aproximadamente R$ 200 mil”, revela. Trabalhos em projeto de ampliação do espaço também estão sendo desenvolvidos. “Contamos com um projeto de ampliação que foi realizado pela arquiteta Fernanda Dacroce Valdameri em seu trabalho de conclusão de curso que contempla as necessidades da instituição e que será analisado”, finaliza.

Fonte: Fotos: Maninha Fotografias
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.