TV GC

Deputado Marcos Vieira debate demandas do Grande Oeste com lideranças

Rota do Milho foi um dos temas centrais nos encontros com empresários e na reunião do Fórum Parlamentar Catarinense em Chapecó

Geral - 15/07/2019 08:45

O Deputado Marcos Vieira (PSDB) participou na última semana de encontros com lideranças empresariais do Oeste Catarinense. Na pauta, demandas primordiais para o desenvolvimento de toda a região, como a nova Rota do Milho e melhorias na infraestrutura local.

Na quinta-feira (04), o deputado esteve na sede da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). A convite do presidente da entidade, Cidnei Barozzi, Marcos Vieira explicou aos empresários presentes tópicos como os ganhos dos municípios com a Lei 16.597 (a chamada Lei da Justiça Tributária), de autoria do Deputado Marcos Vieira e que desde 2017 faz retornar aos municípios produtores 90% do ICMS da exportação de produtos (que até então ficava nos municípios portuários). "Chapecó, por exemplo, teve um incremento superior a 20% na arrecadação de ICMS desde que a lei passou a vigorar", explicou o deputado.

Marcos Vieira também ressaltou a importância da Rota do Milho para toda a região oeste, inclusive mostrando em números a necessidade de que haja a ampliação e melhoria das aduanas de Dionísio Cerqueira e Paraíso para que todo o setor produtivo possa ganhar com a novidade. "A Rota do Milho é a grande notícia para todo o setor produtivo do agronegócio catarinense em muitos anos. Mas é preciso prover os recursos de infraestrutura para que tudo possa funcionar. Não adianta, por exemplo, haver capacidade de envio de até 4 mil carretas mês de milho do Paraguai, se a aduana de Dionísio Cerqueira hoje permite a passagem de 900 carretas. É preciso resolver com urgência questões como essa", detalhou o Deputado Marcos Vieira.

Fórum Parlamentar

A questão da Rota do Milho também foi o tema principal da participação do Deputado Marcos Vieira, na condição de Presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa, na reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, sexta-feira (05), no Centro de Eventos de Chapecó. Ele fez um histórico de todo o processo para as lideranças empresariais e políticas que lotaram o auditório, surpreendendo até alguns parlamentares que desconheciam o estágio avançado da implantação da Rota do Milho. Marcos Vieira voltou a apontar os ganhos de toda a região com a iniciativa, evitando inclusive que grandes empresas deixem a região por falta de matéria-prima, e cobrou dos governos federal e estadual a melhoria na infraestrutura aduaneira e de estradas para permitir o avanço da Rota do Milho. Um histórico de todo o processo de implantação da Rota do Milho foi entregue pelo Deputado Marcos Vieira à vice-governadora Daniela Reinehr, presente ao evento. Ele também se colocou à disposição para colaborar no que for preciso para que o processo tenha sucesso. 


Fonte: Comunicação Deputado Estadual Marcos Vieira - PSDB
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.