TV GC

Estiagem coloca abastecimento de água em risco em dez cidades do Oeste catarinense

Chapecó é um dos municípios que estava em alerta e passou para situação crítica

Oeste - 16/09/2019 13:53

A estiagem coloca o fornecimento de água em risco em pelo menos dez cidades no Oeste de Santa Catarina. A falta de chuva na região já dura três meses e meio. Com isso, não é descartado racionamento. O alerta é do superintendente da Casan no Oeste, Daniel Scharf.

— Temos cada vez mais cidades em situação crítica, caso não chova essas cidades terão problemas no abastecimento — disse.

Um dos municípios que estava em alerta e passou para situação crítica é Chapecó. O reservatório da barragem de Engenho Braun, no Lajeado São José, baixou mais dez centímetros no final de semana e já está um metro abaixo do nível normal. 

— Tivemos que baixar cerca de 80 centímetros a captação da bomba principal, mas isso resolve por 7 a 10 dias se não chover. Por isso fomos buscar dois flutuadores em Barra Velha, que são boias que permitem colocar a bomba em pontos mais profundos. Se não chover uns 15 milímetros nesta semana, na próxima semana teremos que iniciar a manobra de registros — disse o chefe da agência da Casan em Chapecó, Bruno Comunello Eleotero.

Ele explicou que a produção da Estação de Tratamento de Água de Chapecó já baixou de 560 litros por segundo para 500 litros por segundo, pela necessidade de limpeza dos filtros da bomba. É que colocando ela mais próximo do solo - aumenta a sujeira nos filtros. 

O consumo de Chapecó está em 510 litros por segundo. Mas - por enquanto - não há falta em razão dos reservatórios de água potável espalhados pela cidade. 

Também estão sendo captados 170 litros por segundo da barragem Santa Terezinha, no Rio Tigre, em Guatambu. Lá a Casan também teve que remanejar a bomba de captação.

Outros dois municípios que entraram em situação crítica são Saltinho, devido à redução da vazão dos poços no município, e Vargem Bonita, onde o nível da barragem de captação está 40% abaixo do normal.

Outras sete cidades que já estavam em situação crítica são: Bandeirante, Faxinal dos Guedes, Xaxim, Formosa do Sul, Nova Erechim, Maravilha e Águas Frias.

As cidades em situação de alerta são 15: Seara, Anchieta, Lebon Régis, Vargeão, Campo Erê, Iporã do Oeste, São Miguel do Oeste, São Domingos, Concórdia, Dionísio Cerqueira, São Lourenço do Oeste, Coronel Freitas , Treze Tílias, Riqueza e Abelardo Luz.

Em situação de atenção estão Caibi, Palmitos, Cunha Porã e Peritiba.

A previsão do meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, é de chuva de 15 a 20 milímetros até o final do mês na região.

Fonte: NSC Total
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.