TV GC

Riqueza sedia encontro regional sobre cultura do tomate

Evento foi realizado em parceria com Secretaria de Agricultura e Banco do Brasil

Riqueza - 11/10/2019 15:12

Na última quinta-feira, dia 03 de outubro, o município de Riqueza sediou um encontro de âmbito regional sobre a cultura do tomate. A atividade foi promovida pelo Escritório da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) de Riqueza, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Banco do Brasil do município.

 Direcionado a representantes das Gerências Regionais de Palmitos e de São Miguel do Oeste, o evento reuniu mais de 60 participantes – dentre eles, produtores, extensionistas da Epagri e técnicos agrícolas de diversos municípios da região. As atividades foram conduzidas pelo pesquisador Rafael Ricardo Cantú, da Estação Experimental de Itajaí, que possui vasto conhecimento sobre a produção.

Durante o período da manhã, o encontro foi realizado no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Inicialmente, houve pronunciamento do Prefeito de Riqueza, Renaldo Mueller; do Secretário de Agricultura, Claudecir Cecato; além do Gerente Regional da Epagri, Mircon Frühauf. Posteriormente, o pesquisador abordou teoricamente o tema “Cultivo Protegido de Tomateiro”.

Dentre os assuntos apresentados por Cantú, estão a origem e história do tomate, fertilidade do solo, fitossanidade, tratos culturais, etc. Após o término da abordagem teórica, os participantes foram conduzidos para um almoço no Centro Social Urbano. Pela parte da tarde, as atividades aconteceram na propriedade da família do produtor Volnei Sandri, onde trabalhou-se na prática os assuntos discutidos pela manhã.

Conforme o Secretário de Agricultura, Claudecir Cecato, o evento dá visibilidade ao município em um âmbito regional, o que evidencia o trabalho da Epagri e também dos produtores riquezenses. “A produção de tomates é uma alternativa muito interessante aos nossos agricultores, com potencial de beneficiar nossas famílias e o município, de modo geral”, explica.

Segundo o Extensionista da Epagri de Riqueza, Douglas Gato, a atividade faz parte do planejamento de ações voltadas aos agricultores envolvidos no Programa Horta Santa, que acontece em parceria entre Governo do Estado e a Fecoagro, visando o desenvolvimento da produção de hortaliças na região.

Atualmente, em Riqueza, as famílias de Joarez Dorvalino da Rosa, Volnei Sandri e Waldemar Ieggli trabalham na produção e comercialização do produto. O Escritório Municipal da Epagri contribui com a rastreabilidade, planejamento, análises e orientações a estes produtores, visando o crescimento da atividade no município.

Fonte: Andrieli Severo Assessora de Imprensa
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.