TV GC

Cachorro dos bombeiros participa de projeto para estimular leitura de alunos de escola de SC

Iniciativa ocorre em Xanxerê. Cão está em aulas feitas para estudantes que têm dificuldades de aprendizagem

Estado - 23/10/2019 09:38
Professores de uma escola de Xanxerê, no Oeste do estado, ganharam um aliado para melhorar a leitura dos alunos. O cachorro Iron, do Corpo de Bombeiros, participa de aulas com alunos que têm dificuldades de aprendizagem. A professora Adinéia Parizotto afirma que a mudança é perceptível.

Duas vezes por semana, os estudantes têm do cão de resgate e do Josclei Tracz, que é bombeiro. Tudo faz parte de um projeto, chamado Cão Letrado, que ocorre há um ano na escola. A ideia surgiu durante uma pesquisa de pós graduação no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Xanxerê.

"São alunos que são pré-selecionados pela equipe da escola, pedagogas. A gente tem uma psicóloga que faz parte da equipe, psicólogo lá de do Instituto Federal, que vem e faz também uma entrevista com essas crianças", explica a coordenadora do projeto, Luciane Belmonte Pereira.

Conheça treinamento do filhote Iron até se tornar cão de resgate

Na sala, para o desenvolvimento dos alunos é preciso muita leitura, feita diretamente para o Iron. "A primeira oficina a gente trabalhou sem a presença dos cães. E já na segunda oficina, com a presença dos cães, foi bem perceptível a mudança da leitura pelo estímulo que eles tinham de ler para o Iron", afirma a professora Adinéia Parizotto.




Depois da leitura, tem o momento da interação, quando as crianças podem brincar com o cão. "É um projeto que todo mundo sai ganhando. O cão, pelo trabalho dele, aprimorar a parte de busca. Para as crianças, que estão melhorando a parte da leitura. A escola, que recebe o projeto e nós também. Eu, quando saio daqui, vou para casa eu me sinto muito realizado", declara o bombeiro.

"Estou achando muito legal. Brincar com o cachorro, ler historinha, aí aumenta a minha leitura", diz o estudante João Pedro Domingos Dias.

O cão Iron ajudou a resgatar as vítimas soterradas em Brumadinho, onde os cães de todo país foram responsáveis por 80% dos corpos encontrados.

Fonte: G1/SC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.