TV GC

Aquilo que é nosso, por José Roberto Deschamps

Geral - 24/10/2019 09:34

Quando surgiu a internet, diversas limitações históricas da humanidade ganharam uma solução, assim como problemas que ainda nem sabíamos que existiam ou que viriam a existir. Ela aproximou pessoas, negócios, paixões. 


Junto com ela, uma série de outras novidades tecnológicas trouxe conforto, produtividade e rapidez. As distâncias físicas quase que desapareceram.


Essa é a nova realidade, já anunciada com exaustão. Só em smartphones, por exemplo, são 230 milhões de unidades ativas no país, segundo pesquisa da FGV/SP. E somos 210 milhões de brasileiros. Isso significa que, para cada cidadão, há cerca de 1,1 aparelho.


Ficou mais fácil comunicar, conhecer o outro lado do mundo, aprender uma nova língua ou comer um prato diferente; vivenciar experiências que antes eram apenas dos outros.


Nesse cenário, é missão fundamental mantermos valor para aquilo que é nosso, sob risco de perdermos nosso protagonismo. É preciso reconhecer as nossas próprias excelências.


Santa Catarina é uma campeã na produção de carnes, maçã, mel, softwares, ostras, madeira, arroz, leite, motores de geladeira, pescados, cebola. Tem natureza exuberante, no litoral, e no interior.


Mas Santa Catarina também é campeã quando assunto é mídia regional. Possui jornais, rádios e TVs pulverizados por todas as regiões, de maneira descentralizada, democrática e cidadã. São peças fundamentais do nosso patrimônio, da nossa cultura e da nossa organização social.


No dia 24 de outubro, a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) completou 38 anos de história e orgulha-se de ser a Adjori mais robusta, presente e influente do país. É uma campeã.


Muita coisa mudou entre 1981 e 2019. O papel é diferente, a impressão está mais moderna e a atenção dividida com os sites.


Mas tem coisa que não muda. O jornal impresso continua com a cara da cidade, da sua população e da sua identidade regional. Continua relevante e essencial para quem vive o dia a dia catarinense.


Tem conteúdo local, qualidade, e credibilidade junto à sociedade. Isto está mantido. A Adjori/SC abriga mais de uma centena de jornais associados que atuam desta forma.


Estamos em um novo tempo, mas em meio a características perenes. É um tempo de mudança, mas que mantém a nossa cara. É um tempo de, acima de tudo, valorizar o que é catarinense, o que tem cheiro daqui, o que é nosso.


José Roberto Deschamps, presidente da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC)

Fonte: Adjori
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.