TV GC

Número de casos de sarampo sobe para 94 em SC; maioria dos novos pacientes é do Norte

Dos 35 novos casos, 31 são na região. Dive-SC informou que a maioria dos novos casos tem como origem um evento em que mais de 10 mil pessoas participaram

Estado - 14/11/2019 08:10

O Norte catarinense teve um destaque negativo nesta quarta-feira (13), quando a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) divulgou o boletim sobre os casos de sarampo no estado. Dos 35 novos pacientes, 31 estão na região. A Dive-SC informou que a maioria dos novos casos tem como origem um evento em que mais de 10 mil pessoas participaram.

Em comparação com o boletim passado, a doença surgiu pela primeira vez este ano em seis cidades, quatro delas na região Norte.

Comparação de casos de sarampo em SC entre esta semana e a anterior

Somente novos casos


De acordo com a Dive-SC, Santa Catarina vive um surto de sarampo. Em Florianópolis, recentemente uma suspeita de sarampo em um evento onde circularam 12 mil pessoas causou uma busca pelas pessoas que frequentaram o local e os restaurantes onde o possível paciente esteve para tentar conter o avanço da doença.

Joinville

A prefeitura informou que está com todos os postos abertos com disponibilidade de vacina e que foi colocado um dentro da Festa das Flores para imunizar os visitantes. O município também orientou que as pessoas que não se vacinaram evitem locais com aglomeração e procurem a imunização o mais rápido possível.

São Bento do Sul

Em São Bento do Sul, a diretora da Vigilância em Saúde, Marilene Stratassoni, confirmou que um dos novos pacientes contraiu a doença em um evento em Joinville. A Vigilância municipal pediu mais um exame em relação aos outros três casos.

"Estamos trabalhando em empresas, estamos com as unidades de saúde com horário ampliado desde setembro. Fizemos campanha neste sábado [9], dia 30 vamos fazer novamente", disse ela sobre as medidas de contenção do sarampo no município.

Os horários estendidos dos postos são:

Unidade de Saúde Central - 17h30 às 22h de segunda a sexta

Unidades dos bairros Centenário, Cruzeiro e Serra Alta - de segunda a quinta das 17h30 às 21h

Demais unidades - das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30

A diretora passou também outras orientações: "Estamos recomendando que quem tem bebê pequeno, que ainda não pode tomar a vacina, que fique em casa". Em relação as pessoas que tiverem os sintomas da doença, "qualquer situação, entre em contato. Não saia de casa, agende um horário, entre em contato pelo telefone (47) 3635-2228 para a gente se organizar para recebê-la, para que a pessoa não fique circulando na cidade".

O G1 não conseguiu contato com a gerência de Vigilância Epidemiológica de Jaraguá do Sul nesta quarta-feira (13). Mas ainda na semana passada, a Secretaria de Saúde da cidade informou que foram coletadas 13 amostras para análise e que destas, sete foram confirmadas para doença, duas negativas, e outros quatro pacientes aguardam o resultado dos exames. A Vigilância também informou que investiga se os casos estavam relacionados ao evento que ocorreu no dia 18 de outubro em Joinville.
Boletim
As cidades que registraram casos de sarampo em 2019 são, de acordo com o boletim da Dive-SC divulgado nesta quarta:

Joinville - 25 casos
Florianópolis - 23 casos
Palhoça e Jaraguá do Sul - 7 casos cada
Concórdia - 5 casos
São Bento do Sul - 4 casos
Barra Velha - 3 casos
São José, Governador Celso Ramos e São Francisco do Sul - 2 casos cada
Guaramirim, Balneário Camboriú, Schroeder, Guabiruba, São João Batista, Imbituba, Tubarão, Monte Castelo, Mafra, Jaborá e Araquari - um caso cada
Vacinação
Nas crianças, a primeira dose da vacina contra o sarampo deve ser tomada aos 12 meses e a segunda, aos 15 meses. Quem tomar essas duas doses fica protegido por toda a vida
Bebês também devem tomar a chamada "dose zero", aos 6 meses de idade
Caso tenha perdido a caderneta de vacinação e não se lembre se já tomou a vacina:

Pessoas entre 1 e 29 devem tomar duas doses da vacina com um intervalo mínimo de 30 dias
Entre 30 e 49 anos, a orientação é tomar apenas uma dose
De 18 a 30 de novembro, haverá uma nova campanha de vacinação contra o sarampo, para adultos entre 20 e 29 anos. O Dia D, quando os postos de saúde ficam abertos durante o sábado, é em 30 de novembro.

Sarampo
O sarampo se espalha facilmente pelo ar. A pessoa que tem o vírus pode transmiti-lo seis dias antes de começar a ter sintomas e quatro dias depois de tê-los. O sarampo pode gerar complicações e levar à morte.

De acordo com a Dive-SC, os sintomas são:

febre
tosse
coriza
olhos avermelhados
manchas vermelhas pelo corpo
É importante procurar os postos de saúde quando tiver os sintomas. A enfermeira da Dive-SC explicou que "passa do terceiro dia e é sarampo, vai ter complicações". Ela explicou que o vírus baixa a imunidade do paciente e ele pode morrer por pneumonia ou encefalite, que é um tipo de meningite.
Fonte: G1/SC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.