TV GC

Pelo menos 9 pessoas morrem afogadas em SC entre 21 e 26 de dezembro

Segundo bombeiros, maioria das vítimas é de turistas. Socorristas recomendam ficar próximo a posto de guarda-vidas em praias e não nadar sozinho em rios

Estado - 28/12/2019 11:18

Pelo menos nove pessoas morreram afogadas no mar e em rios de Santa Catarina entre sábado (21) e quinta-feira (26). De acordo com o tenente Pedro de Paula, do Corpo de Bombeiros Militar, a maioria das vítimas é de turistas. Ele recomenda aos banhistas ficarem próximos a postos guarda-vidas em praias e a não nadar sozinho em rios.

Entre sábado (21) e quarta (25), foram três mortes no mar e três em rios, além de 203 salvamentos. Na quinta, foram três mortes, em Biguaçu, na Grande Florianópolis, Braço do Norte, no Sul do estado, e Barra Velha, no Litoral Norte.

O tenente lembrou que os banhistas podem ver a condição da praia antes mesmo de sair de casa pelo aplicativo Praia Segura, atualizado diariamente pela corporação.

Orientações

“A maior incidência de afogamentos normalmente são daquelas pessoas que não estão habituadas com o litoral. A maior parte das vítimas são as pessoas que vieram de fora, não conhecem muito esses riscos da praia", disse ele.

Por isso, também há outra orientação para o banhista tornar a diversão mais segura. “Chegando à praia, nós temos os postos de guarda-vidas, nós temos alguns cadeirões, que são uma estrutura mais afastada um pouco do posto central. A orientação principal é que busquem ficar próximos a essas estruturas", afirmou o tenente.

Além disso, é preciso atenção com os pequenos. "Nós temos em todos os postos guarda-vidas pulseirinhas para a identificação das crianças. Em caso de uma criança estar perdida, é uma criança desassistida, pode vir também a sofrer algum tipo de afogamento", relatou Pedro de Paula.

Confira abaixo todas as recomendações da corporação:

consultar as condições do mar no aplicativo Praia Segura;

nas praias, ficar próximo a um posto de guarda-vidas;

nos rios, cuidado com pedras escorregadias;

não nadar sozinho;

cuidados com objetos que flutuam, como boias e bolas, que dão uma falsa sensação de segurança. Entre os equipamentos flutuantes, o colete salva-vidas é o mais recomendado pelos bombeiros;

não pular de cabeça na água, pois podem existir pedras ou outros materiais submersos;

não tomar banho em rios ou cachoeiras com correnteza;

não deixar crianças tomando banho a mais de um metro dos pais ou responsáveis;

conferir a profundidade do local onde vai tomar banho.

Fonte: G1
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.