TV GC

Três consórcios se habilitam para ampliar a maior Estação de Esgoto do Estado

Estado - 24/01/2020 10:26 (atualizado em 24/01/2020 10:28)


O novo processo licitatório para ampliar a Estação de Tratamento de Esgoto Insular, localizada na entrada de Florianópolis, deu um importante passo nessa quinta-feira, dia 23, com o recebimento das propostas das empresas interessadas em executar a que será a maior obra de saneamento de Santa Catarina.

Três consórcios se habilitaram, num total de sete empresas de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Um impasse com a construtora vencedora da licitação anterior resultou nessa nova concorrência.

A ampliação permitirá que a unidade realize o tratamento de até 612 litros por segundo, beneficiando 12 bairros da Capital. O total de moradores atendidos passará de 150 mil para 225 mil.

Itacorubi, Parque São Jorge, Jardim Anchieta, Córrego Grande e Pantanal já têm rede assentada, mas o esgoto dessa área poderá ser coletado com a conclusão da obra. Também serão assentados 12 quilômetros de rede de coleta no José Mendes e Morro da Lagoa, com 3.753 novas ligações.

Cinco bairros centrais - Centro, Trindade, Agronômica, Saco dos Limões e Costeira - serão beneficiados com a ampliação e, especialmente, com a modernização do tratamento. A ETE passará a operar em sistema Terciário, capaz de remover além de matéria orgânica os elementos nitrogênio e fósforo.  O investimento será financiado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). 

Empresas Concorrentes:

Consórcio ETE Insular, composto por Itajuí Engenharia de Obras (PR), Construtami Engenharia e Comércio (SP);

Consórcio Nova Insular, composto por Passarelli Engenharia e Construções (SP), Goetze e Lobato Engenharia S/A (GEL Engenharia), empresa do PR;

Consórcio Conenge-SC/CTL/SK, composto por Conenge-SC Construções e Engenharia (SC), CTL Engenharia (SP) e SK Tecnologia Subaquática Eireli (PR).

Fonte: Governo de Santa Catarina
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.