TV GC

Anticorpo que bloqueia infecção por coronavírus é descoberto

O estudo abre caminhos para o desenvolvimento de um anticorpo capaz de tratar ou prevenir a Covid-19

Coronavírus - 06/05/2020 08:48 (atualizado em 06/05/2020 09:00)


Divulgação


Na segunda-feira (4), pesquisadores da Universidade de Utrecht, do Erasmus Medical Center e do Harbor BioMed publicaram no periódico Nature Communications, um estudo que indica a descoberta de um anticorpo que preveniu a infecção por coronavírus em células de laboratório. Essa pesquisa pode ser o primeiro passo para o desenvolvimento de um anticorpo capaz de tratar ou prevenir a Covid-19. 

Segundo GaúchaZH, a pesquisa usou como base as informações já disponíveis sobre anticorpos de síndrome respiratória aguda grave (sars), identificados entre 2002 e 2003.

“Usando essa coleção de anticorpos de sars-cov, identificamos um anticorpo que também neutralizava a infecção por sars-cov-2 (o novo coronavírus) em células cultivadas em laboratório. Esse anticorpo tem potencial para alterar o curso da infecção no hospedeiro, ajudando na eliminação do vírus ou na proteção de indivíduo não infectado que seja exposto a ele” explicou o coautor da pesquisa, Berend-Jan Bosch, da Universidade de Utrecht.

Os pesquisadores ressaltaram que muito trabalho ainda é necessário para avaliar se esse anticorpo pode proteger ou reduzir a gravidade da Covid-19 em humanos, mas, eles esperam desenvolver o anticorpo para viabilizar um tratamento para a infecção causada pelo novo coronavírus. “Acreditamos que nossa tecnologia pode contribuir para atender a essa necessidade de saúde pública mais urgente e estamos buscando várias outras vias de pesquisa”, comentou Jingsong Wang, um dos especialistas. 

No dia 14 de maio, a Universidade de Utrecht marcou uma entrevista coletiva online para prestar mais esclarecimentos sobre o estudo.

Fonte: ClicRDC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias