TV GC

Vendas em supermercados e farmácias cresceram acima de 10% em março

Atividades essenciais foram as únicas a escapar dos números negativos. No geral, comércio de SC encolheu 5,4%

Coronavírus - 13/05/2020 15:53


Foto: Murici Balbinot/Arquivo



O comércio varejista de Santa Catarina caiu 5,4% em março na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao mês anterior, a redução foi de 3,1%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (13) pelo IBGE e revelam os impactos sofridos pelo setor durante as primeiras semanas de isolamento social. 

O decreto do governo do Estado que previa o fechamento das lojas começou a valer em 18 de março. De portas fechadas, os estabelecimentos pararam de faturar. A maior queda foi registrada no setor de livros, jornais, revistas e papelaria: -43%, na comparação com o mesmo período de 2019. 

Também houve recuo importante no setor de tecidos, vestuário e calçados (-42,8%), artigos de uso pessoal e doméstico (-35,8%), móveis (-34,6%), e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-32,7%). Principal fonte de arrecadação de ICMS, os combustíveis encolheram 18,3% no período. 

Só ocorreu aumento nas atividades consideradas essenciais. A venda de artigos farmacêuticos e médicos cresceram 10,8% e os itens de supermercados e hipermercados aumentaram 10,3%. 

A crise também chegou para o chamado varejo ampliado. Houve queda no setor de veículos, motocicletas, partes e peças (-27,2%) e nos materiais de construção (-17,1%).


Fonte: RCN
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.