TV GC

Juíza autoriza reabertura da Seara Ipumirim e evita abate sanitário de 650 mil aves

A unidade está fechada desde o dia 18 deste mês por decisão do Ministério Público do Trabalho (MPT-SC), em função de exigências de normas para prevenção ao coronavírus

Geral - 30/05/2020 20:49

Foto: Divulgação - Com essa decisão, a juíza evita o abate sanitário de 650 mil frangos a partir da próxima semana, o que seria um gigantesco problema ambiental para Santa Catarina.


Em despacho divulgado neste sábado, a juíza substituta da Vara do Trabalho de Concórdia, Paula Naves Pereira dos Anjos, autorizou a reabertura da unidade de Ipumirim, da Seara Alimentos, neste mesmo dia, 30 de maio. A unidade está fechada desde o dia 18 deste mês por decisão do Ministério Público do Trabalho (MPT-SC), em função de exigências de normas para prevenção ao coronavírus.

Com essa decisão, a juíza evita o abate sanitário de 650 mil frangos a partir da próxima semana, o que seria um gigantesco problema ambiental para Santa Catarina. A Seara informou à Secretaria de Estado da Agricultura que esse abate seria necessário porque não existem outras unidades com capacidade para absorver essa produção em campo.

O problema gerou muita apreensão porque em todas interdições feitas nas Américas (EUA e Brasil) devido à Covid-19, em nenhuma foi necessário abate sanitário com a colocação de animais em valas ou em aterro sanitário. Tanto nos EUA quanto na unidade da BRF no RS, havia frigorífico disponível para abate e a carne foi destinada à produção de farinha.

Segundo uma fonte do setor, a principal discordância entre o Grupo JBS, dono da Seara, e o Ministério Público do Trabalho envolve a distância entre os trabalhadores nas linhas de produção. Tanto a norma estadual quanto a federal dizem que quando não é possível manter uma distância de 1,5 metros entre as pessoas, é necessário colocar barreira física ou uso de máscara e face shield.

O MPT não estava aceitando essa alternativa de barreira física, embora seja adotada em diversas outras empresas. Entrou com uma ação quinta-feira determinando mais 14 dias de fechamento da unidade. A decisão da juíza suspendeu essa decisão.

Fonte: Rádio Progresso
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.