TV GC

Seis estados registrarem mais mortes em cidades interioranas, veja a situação de SC

Na Região Sul, todos os três estados já registram mais mortes em cidades do interior.

Coronavírus - 15/06/2020 10:29


Pandemia do novo coronavírus se espalha pelo interior do Brasil, onde há menos recursos


O novo coronavírus avança cada vez mais nos municípios do país e já causou mais mortes no interior de alguns estados brasileiros do que nas regiões metropolitanas das capitais.

Análise exclusiva feita pela GloboNews, com dados do IBGE e da plataforma colaborativa Brasil.io, mostram que pelo menos seis estados do país já registram mais mortes em cidades afastadas dos grandes centros urbanos: MG, MS, PR, RS, SC e TO.

Na Região Sul, todos os três estados já registram mais mortes em cidades do interior. Em Santa Catarina os números são os mais altos do país: 91% das mortes registradas estão fora da metropolitana de Florianópolis. A capital, entretanto, foi exemplo no combate à pandemia, chegando a taxa de mortalidade de apenas 1%.

No Rio Grande do Sul, 68% dos óbitos se encontram no interior do estado. No estado do Paraná, a taxa chega aos 60%.

No Norte, Tocantis é o único estado que se encontra nessa situação. No estado, o coronavírus fez mais vítimas nas cidades interioranas. Ao todo, 82% das mortes se concentram nessas cidades.

Já na região Sudeste, onde os estados de São Paulo e Rio de Janeiro lideram o ranking de casos e óbitos no país, Minas Gerais se destaca pelo efeito da interiorização do novo coronavírus. O estado registra 71% dos óbitos nas cidades fora da região metropolitana da capital. No dia 26 de maio, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Dario Ramalho, admitiu ao G1, em coletiva, que há subnotificação em Minas Gerais e que o governo trabalha com uma estimativa de 1 caso confirmado para 10 casos assintomáticos no estado.


Fonte: G1 SC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.