TV GC

No Dia da Pizza, descubra a história do prato e aprenda a fazer uma receita clássica

Italianos levam a fama pela criação da pizza, mas primeiros registros da massa produzida com farinha e água foram feitos no Egito

Delicia! - 10/07/2020 14:27


Ilustrativa


Ao pensar em pizza não temos como desassociar a sua relação com a Itália. No Brasil, a primeira pizza foi trazida por imigrantes italianos, no século XIX. O pizzaiolo Carmino Corvino abriu a primeira pizzaria do país em São Paulo, que é até o hoje o Estado que mais consome a redonda no país, e o segundo no mundo, atrás apenas de Nova York, nos Estados Unidos, segundo dados da Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo, divulgados em 2018.

Mas a história conta que os primeiros registros da massa produzida com farinha e água foram feitos no Egito há 5 mil anos. Já em formato de disco, a massa fina era conhecida como piscea. Árabes também já consumiam o pitta – conhecido no Brasil como pão sírio — que era recheado e usava os mesmo ingredientes base da tradicional pizza. 

Se não dá para ter precisão na origem, podemos apontar os italianos como proprietários por mérito da deliciosa redonda. No início, eram apenas os trabalhadores do sul da Itália que consumiam pizzas, recheadas apenas com ervas e azeite, o alimento barato saciava a fome dos mais pobres.

Mas o prato popularizou e ganhou novos recheios e novo status entre os italianos. Depois disso ela se transformou no que conhecemos hoje, com massa de tomate e queijo, são as queridinhas dos deliverys e da mesa dos brasileiros e de pessoas do mundo inteiro.

Em tempos de isolamento social, a pizza é uma das líderes nos pedidos de entrega, mas há também quem se aventure na cozinha para preparar em casa sua própria redonda. Sem um forno de pizza a escolha dos ingredientes pode fazer a diferença na preparação em forno convencional.​


Massa de pizza

- 1kg de farinha de trigo

- 600ml de água

- 20g de sal

- 1g de fermento biológico seco

Modo de preparo: aqueça levemente a água (não deixe passar de 30ºC), coloque em uma bacia, adicione o fermento e aguarde 15 min. Acrescente a farinha, o sal e misture com as mãos. Quando estiver toda incorporada à água, coloque em uma superfície limpa e sove até obter uma massa lisa e homogênea. Deixe a massa crescer por 2h a 4h em temperatura ambiente, até dobrar de tamanho. Divida a massa em bolinhas de 200g, coloque cada bolinha em um recipiente com tampa e levemente untado com azeite e leve à geladeira por 18h a 24h.


Molho para pizza

- 500g de tomates pelados

- 10g de sal

Modo de preparo: misture os tomates e o sal e amasse com as mãos até obter um molho com pedaços bem pequenos de tomate. O molho tradicional para pizzas italianas não deve ser cozido. 

Recheio

- 500g de mussarela

- 300g de cogumelos paris frescos

- 300g de calabresa fatiada

- Azeite de oliva extra virgem

- Pimenta do reino

- Salsinha fresca.

Modo de preparo: pré-aqueça o forno na temperatura máxima por pelo menos 30 minutos. Se tiver uma pedra de pizza, aqueça junto com o forno. Abra a massa e cubra com o molho de tomates. Adicionar a mussarela picada grosseiramente, a calabresa fatiada e os cogumelos também fatiados. Levar ao forno por 3 a 8 minutos (depende da potência do seu forno), girando a pizza caso necessário. Tirar do forno, finalizar com azeite extra virgem, pimenta do reino e salsinha fresca.

Fonte: NSC Total
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.