TV GC

OMS considera que pandemia do coronavírus ainda pode ser controlada

Tedros Adhanom Ghebreyesus enfatizou a importância de aplicar testes de detecção, rastrear casos e isolar pacientes

Coronavírus - 12/07/2020 00:00

Foto: AFP


A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou na sexta-feira, dia 10 de julho,  que ainda é possível controlar a epidemia de coronavírus, embora o número de casos "tenha mais que dobrado nas últimas seis semanas".

"Existem muitos exemplos em todo o mundo que mostraram que, embora a epidemia seja muito intensa, ainda pode ser controlada", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, à mídia, citando os casos da Espanha, Itália e Coreia do Sul.

"Somente ações agressivas combinadas com a unidade nacional e a solidariedade global podem reverter o caminho da pandemia", alertou.

O chefe da OMS mais uma vez enfatizou a importância de aplicar testes de detecção, rastrear casos e isolar pacientes "para quebrar as redes de transmissão".

A nova pandemia de coronavírus causou mais de 555.000 mortes em todo o mundo desde que o escritório da OMS na China informou o início da doença no final de dezembro, de acordo com um relatório da AFP baseado em fontes oficiais.

Mais de 12 milhões de casos foram diagnosticados oficialmente, e pelo menos 6,5 milhões pessoas são atualmente considerados curadas.

Entretanto, à medida que o desconfinamento avança em muitos países, aumentam os temores de uma nova onda epidêmica.

Quando os casos reaparecem, é preciso "agir rapidamente", insiste Maria Van Kerkhove, funcionária da OMS responsável pela situação da Covid-19.

Michael Ryan, outro funcionário da OMS, pediu às autoridades que "eliminem rapidamente bolsões de infecção" para evitar o confinamento de países inteiros.

Fonte: Rádio Porto Feliz
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.