TV GC

​AARUM efetua entrega de mudas de árvores nativas para atingidos por tornado

Ao todo foram 400 mudas para reposição de locais destruídos

Região - 18/08/2020 14:36


Foto:Divulgação


Em entrevista concedida a Rádio Porto Feliz o presidente da Associação Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí (AARUM), Norvalino Engel, falou sobre as ações desenvolvidas pela entidade ambiental.

Entre elas está o projeto ‘Unimed, Cidadania e Flora’, realizado em parceria com a Unimed Extremo-Oeste.

Através dele, a AARUM produz cerca de 15 mil mudas de árvores nativas por ano, sendo que desse total, cinco mil são destinadas a Unimed, para distribuição em projetos sociais da Cooperativa Médica de Saúde.

Engel citou que no último mês de julho a AARUM efetuou a doação de 400 mudas de árvores nativas para agricultores atingidos por um tornado registrado em Descanso.

Conforme Norvalino Engel, devido à força do vento, muitas árvores foram arrancadas.

As 400 mudas foram distribuídas para recuperação das áreas atingidas em seis propriedades rurais.

Outras quatro propriedades usarão as mudas para proteção de fontes de água.

A solicitação das plantas foi feita pela Secretaria de Agricultura daquele município que está coordenando as atividades de recuperação das áreas e que também viabilizou o encaminhamento de licença ambiental para o aproveitamento da madeira das árvores arrancadas como lenha ou como tábuas para uso nas propriedades dos agricultores atingidos.

Projeto ‘Unimed Cidadania e Flora’ já doou mais de 300 mil mudas de árvores nativas

A Unimed Extremo-Oeste Catarinense realiza há mais de 18 anos na região, o projeto ‘Unimed Cidadania e Flora’, uma iniciativa de caráter social voltada à educação, preservação e recuperação ambiental.

O projeto surgiu a partir de uma ação idealizada pelo atual presidente da AARUM, Norvalino Engel, que pretendia realizar a produção e cultivo de mudas de espécies de árvores nativas para a recomposição das matas ciliares dos rios Antas e Uruguai, os dois maiores rios da bacia hidrográfica da região.

No início dos anos 2002, a Unimed Extremo-Oeste Catarinense, percebendo o valor desta iniciativa, abraçou a ideia e passou a operacionalizar o projeto.

Dessa forma, com a aplicação de recursos financeiros, em poucos meses as mudas nativas começaram a ser produzidas em maior escala e distribuídas na região.

Desde o início, o projeto é desenvolvido em Mondaí, sendo que, até agora mais de 300 mil mudas de árvores nativas da região já foram distribuídas aos moradores do Extremo-Oeste.

Em entrevista a Rádio Porto Feliz o presidente da AARUM Norvalino Engel, informou que a maior procura é por mudas específicas para proteção de fontes, reposição florestal da mata ciliar, espécies melíferas, ou seja, para produção de mel, e até mesmo para paisagismo em chácaras e em propriedades rurais.

Fonte: Rádio Porto Feliz
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.