TV GC

Município de Cunha Porã se organiza para Campanha de Vacinação contra a Pólio e Multivacinação

Em todo país a campanha também será realizada, entretanto, neste ano em decorrência da pandemia por coronavírus a ação será desenvolvida dois meses mais tarde que o habitual.

Cunha Porã - 26/09/2020 14:02



O município de Cunha Porã, por meio da Secretaria de Saúde e Sala de Vacinas, realiza entre os dias 5 a 30 de outubro a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação. Em todo país a campanha também será realizada, entretanto, neste ano em decorrência da pandemia por coronavírus a ação será desenvolvida dois meses mais tarde que o habitual.

Para a vacinação contra a Poliomielite, mais conhecida como gotinha, deverão ser imunizadas crianças de um ano a menores de cinco anos. Nesta mesma oportunidade será feita a Multivacinação, que consiste na atualização da carteirinha de vacinação e vai contemplar desde as crianças e adolescentes com até 15 anos de idade.

Em Cunha Porã a Campanha será desenvolvida na Sala de Vacinas, junto à Unidade Básica de Saúde sede – próxima ao Fórum -, sendo necessário apresentar o cartão do SUS e, obrigatoriamente, a carteirinha de vacinação. Já o Dia D da Campanha está programado para 17 de outubro, com a Sala de Vacinas atendendo das 8h às 17h.

Poliomielite e a importância da vacinação

Conforme explica a responsável pela Sala de Vacinas, técnica em enfermagem Velsoni Engler, a Poliomielite é uma doença infecciosa viral, transmitida pela água, alimentos infectados e também de pessoa para pessoa. Muitas pessoas infectadas não ficam doentes nem apresentam sintomas. “No entanto, aquelas que ficam doentes desenvolvem paralisia, perdendo, por exemplo, movimentos das pernas e ficando impossibilitadas de andar para o resto da vida. Ainda, em algumas vezes, a doença pode ser fatal”, alerta.

Velsoni reforça que a única maneira de prevenir é a vacinação. Por isso é importante que os pais levem as crianças para receber a vacina. “A campanha tem a finalidade de imunizar as crianças em um determinado período de tempo, realizando assim um bloqueio e impedindo o surgimento do vírus”, enfatiza a responsável pela Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde de Cunha Porã.

Fonte: Ascom
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.