TV GC

Foz do Chapecó comemora 10 anos nesta quarta-feira

Usina Foz do Chapecó comemora data especial de aniversário

Região - 19/10/2020 16:13


Foto:Divulgação


Há 10 anos, no dia 14 de outubro de 2010, era acionada a primeira das quatro turbinas da usina Foz do Chapecó. A data marca o início das atividades da hidrelétrica. Devido a pandemia, as comemorações serão apenas internas e virtuais entre os colaboradores. 

Nessa década de operação, a usina já produziu mais de 40 gigawatts de energia, o que é suficiente para abastecer 200 milhões de lares. Além da geração, a Foz do Chapecó também contribuiu para o desenvolvimento dos municípios do seu entorno. Nesse período, a empresa pagou cerca de R$ 220 milhões em Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos (CFURH). Conforme a legislação, atualmente, os municípios recebem 65% desse valor e podem aplicar livremente. A CFURH também é chamada de royalties e será paga durante os 30 anos de concessão da usina.

A Foz do Chapecó destina recursos também para ações sociais. Desde 2012, a empresa apoia projetos via leis de incentivo fiscal em um montante que chega a quase R$ 21 milhões. Esses recursos são investidos em projetos de inclusão social, educacionais ou culturais que abrangem, principalmente, crianças e idosos dos municípios do entorno da Foz do Chapecó.

Durante essa década de atividade, a empresa também destinou recursos para a preservação ambiental e recuperação de áreas degradadas. Desde o início da implantação do empreendimento e se estendendo pelos próximos 10 anos, período de vigência da licença de operação, a empresa tem o compromisso de manter programas ambientais que monitoram, recuperam e preservam aspectos da fauna e da flora. Entre os destaques desses programas, está o de repovoamento do reservatório. Cerca de 200 mil alevinos de espécies nativas são soltos todos os anos no lago da usina.

A Foz do Chapecó tem como prioridade a segurança operacional da barragem e de todos os colaboradores, cumprindo à risca a Política Nacional de Segurança de Barragem. “Trabalhamos sempre com o objetivo de atender as questões legais, ambientais e de segurança. Mantemos canais abertos com a comunidade e interagimos com o dia a dia do nosso entorno, sempre visando um relacionamento de respeito mútuo. Para os próximos anos, reafirmamos o nosso compromisso de sempre atuar dentro dessas premissas”, afirma o diretor da Foz do Chapecó Energia, Otávio Luiz Rennó Grilo.

Saiba mais sobre a usina:

A Foz do Chapecó Energia está localizada no rio Uruguai, entre os municípios de Alpestre e Águas de Chapecó. Possui uma potência instalada de 855 MW, equivalente a 25% do consumo de energia do Estado de Santa Catarina ou 18% do consumo do Rio Grande do Sul; suficiente para abastecer mais de cinco milhões de lares. Possui quatro unidades geradoras e sua barragem tem 598 metros de extensão e 48 metros de altura. O reservatório possui 131 km de extensão. Ao todo, a Foz do Chapecó abrange 14 municípios, sendo dois na área de vazão reduzida do rio.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.